fbpx

10 documentários sobre moda em streaming

Documentários sobre moda em streaming

Se você viu O Diabo Veste Prada (Devil Wears Prada, 2006), eu não preciso te explicar que a moda tem, sim, influência na sua vida, por mais que você alegue não se importar com ela. Afinal, você ouviu Miranda Priestley (Meryl Streep), uma personagem inspirada em  Diana Vreeland (ver lista), explicando detalhadamente e em tom cortante para a respeito disso. Mas, o impacto na sociedade não fica restrito ao que é dito por Miranda, hoje nós decidimos reunir 10 documentários sobre moda em uma lista para falar um pouco sobre isso. 

Assim, usaremos o contexto dos anos 1980, marcado pela epidemia de AIDS, para fazer isso. De acordo com um artigo publicado no site Repete Roupa, durante o período citado, Nova York era o epicentro da doença e também do universo da moda. Entretanto, quando vários profissionais gays vinculados à indústria começaram a manifestar sintomas do “câncer gay” (a AIDS era chamada assim mesmo pela comunidade médica), algumas marcas menores começaram a desaparecer, juntamente com os homossexuais desse meio, que não eram mais visados para cargos nessa área.

Então, para conseguir empregos, os homens gays do universo da moda precisavam se submeter a testes. Porém, isso ainda não era garantia de que eles seriam contratados, visto que as empresas simplesmente alegavam não estar interessadas no que eles sabiam fazer. Segundo o Repete Roupa, Virgina Estrada, a irmã de  Angel Estrada, chegou a afirmar que a saúde se tornou o aspecto mais importante do mundo da moda durante a década de 1980 e a década de 1990, chegando a superar o corte das roupas e o talento dos estilistas.

A mudança de visual

Portanto, é claro que isso modificaria a produção dos designers. Se nas décadas anteriores eram comuns os visuais andróginos adotados por bandas de rock, por vezes próximos de drag queens (vamos lembrar que Divine foi adotada como ícone punk), retomar a ideia “clássica” de masculinidade se tornou primordial durante o “boom” da AIDS. Logo, um tom mais tradicional foi adotado pelos estilistas, que recorrem a tons e cortes mais sóbrios na moda masculina. O objetivo era desvincular a imagem de suas grifes da dos homossexuais.

Essa “volta ao clássico”, é claro, impactou visual de produtos de entretenimento. Se durante os anos 70 era comum ver homens de shortinhos curtos em séries ou até mesmo usando roupas mais coloridas e exageradas, nos anos 90 o visual se tornou sóbrio, marcado por cores como cinza, azul e preto. É só pensar, por exemplo, nos figurinos dos personagens masculinos de Seinfeld e  Friends, por exemplo. Além disso, é perceptível como isso impacta os guarda-roupas masculinos até os dias de hoje e nós não precisamos nos estender sobre esse aspecto para que vocês entendam.

Então, por mais que atualmente todos os estigmas da AIDS tenham sido desfeitos e os portadores do vírus consigam levar vidas de qualidade, com cargas quase indetectáveis, a influência que a doença teve na indústria da moda parece ser algo permanente. A título de ilustração, o Repete Roupa chegou a citar que mesmo as marcas que procuram fazer roupas de gênero neutro replicam os padrões da moda masculina desse período, seja em termos de corte ou mesmo em termos de cores, afastando-a de algo que poderia ser considerado mais extravagante. Vocês conseguirão visualizar um pouco mais disso ao assistir a nossa seleção de documentários sobre moda (ou pelo menos foi o que nós tentamos fazer).

Os documentários sobre moda selecionados

Para tentar demonstrar um pouco sobre a importância da indústria da moda e o seu impacto social, procuramos selecionar documentários que contem com recortes diferentes, de designers mais novos e badalados a nomes consagrados da alta costura. 

Além disso, também procuramos trazer para a lista um documentário sobre moda que se passa no Brasil, de forma a possibilitar uma visão mais próxima e bem popular mesmo dessa indústria. Por fim, procuramos escolher também títulos sobre personalidades importantes para o mundo da moda que não tenham atuado diretamente nas passarelas e com a criação de roupas, mas foram bastante importantes para tornar esse universo o que ele é atualmente. 

Está à procura de documentários sobre moda para assistir? Confira a nossa lista que reúne 10 ótimos títulos!

Documentários sobre moda em streaming

1. Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Acompanha a jornada do estilista Jeremy Scott seguindo a sua vida desde a infância humilde, vivida na zona rural de uma cidade dos Estados Unidos, até o momento em que ele chegou ao cargo de diretor da Moschino.

2. Franca: Chaos and Creation (2016)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Franca Sozzani foi editora da Vogue italiana e uma personalidade importante da indústria da moda. Assim, pelos olhos do seu filho, o cineasta Francesco Carrozzini, a vida dela é retratada nesse documentário. 

Documentários sobre moda em streaming

3. Casablancas: The Man Who Loved Women (2016)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: John Casablancas foi o fundador da agência de moda Elite. O documentário retrata a sua ascensão no mundo da moda e explica como ele se tornou o homem responsável por inventar o conceito de supermodelo. 

4. Maddman: The Steve Madden Story (2017)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: O documentário retrata a ascensão do designer de sapatos Steve Madden, dono de um império bilionário. Entretanto, também é abordado o seu retorno à indústria após um escândalo financeiro. 

McQueen e Dior e Eu

5. McQueen (2018)

Onde assistir: Telecine Play, Looke

Sinopse: Lee Alexander McQueen teve uma criação modesta em Londres e se tornou um designer de notoriedade internacional à frente da Givenchy quando tinha apenas 27 anos de idade. Pelo seu trabalho, ele ganhou os maiores prêmios do mundo da moda e os seus desfiles teatrais rompiam com uma série de tabus. O documentário busca, através de depoimentos de amigos próximos e pessoas que trabalharam com ele, reconstruir a trajetória de McQueen, um gênio da moda bastante torturado. 

6. Dior e Eu (Dior et moi, 2014)

Onde assistir: Globoplay, Apple TV+, Google Play

Sinopse: O documentário investiga o que existe por trás da coleção de alta costura lançada por Raf Simmons para a Dior. O próprio estilista concedeu acesso à equipe que trabalhava com ele durante o seu primeiro ano como diretor de arte da marca e, assim, as câmeras conseguiram captar toda a tensão e as agitações do ambiente de uma das gigantes do mundo da moda. 

Diana Vreeland e Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar

7. Diana Vreeland: The Eyes Has to Travel (2011)

Onde assistir: Looke

Sinopse: Diana Vreeland foi editora das revistas Vogue e Haper’s Bazaar, se tornado uma das personalidades mais notórias e influentes do universo da moda durante a sua carreira. O documentário busca retratar a sua trajetória e a forma como ela construiu a sua carreira. 

8. Estou Me Guardando Pra Quando o Carnaval Chegar (2019)

Onde assistir: Netflix, Apple TV+, Google Play

Sinopse: A cidade de Toritama é considerado um verdadeiro centro de produção de jeans. Ao todo, as fábricas presentes no local produzem mais de 20 milhões de peças ao longo do ano. Os trabalhadores, por sua vez, sentem orgulho da sua autonomia e do fato de que são os seus próprios chefes. Porém, isso faz com que eles precisem trabalhar pesado durante todo o ano – menos no carnaval, quando a cidade para e eles vendem tudo o que conseguiram acumular durante o período para aproveitar as praias paradisíacas de Pernambuco.

Muito Ralph e Nada Mais a Dizer

9. Muito Ralph: Vida e Obra de Ralph Lauren (Very Ralph, 2019)

Onde assistir: HBO Go

Sinopse: O documentário traça um perfil de Ralph Lauren, estilista icônico responsável pela grife homônima. Através de entrevistas com várias personalidades, amigos e parentes e Ralph, o filme aborda uma carreira de mais de cinco décadas e o que fez com que o estilista se tornasse um verdadeiro símbolo de estilo nos Estados Unidos. 

10. Nada por Dizer: Gloria Vanderbilt e  Anderson Cooper (Nothing Left Unsaid: Gloria Vanderbilt & Anderson Cooper, 2016)

Onde assistir: HBO Go

Sinopse: Gloria Vanderbilt, juntamente com o seu filho Anderson Cooper, concedeu uma série de entrevistas a respeito de sua vida. Ao longo das suas falas, os dois acabaram por provar que a história pode se repetir em uma mesma família, ainda que de formas inesperadas. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “10 DOCUMENTÁRIOS SOBRE MODA EM STREAMING”, LEIA TAMBÉM: 

10 filmes para quem gosta de moda

Os 10 melhores documentários originais Netflix de 2020 (até agora)

15 documentários sobre música na  Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *