fbpx
Pode Entrar

15 episódios para conhecer black-ish

Episódios para conhecer black-ish
Onde assistir: Prime Video

Apesar do seu sucesso nos Estados Unidos, black-ish, sitcom exibida originalmente pela ABC, nunca fez muito sucesso no Brasil. Em outros posts do Maratonista de Menu, chegamos a destacar que acreditamos que a série, criada por Kenya Barris, merece uma chance. Porém, fizemos apenas um comentário geral, sem indicar detalhes, algo que escolhemos fazer agora, com essa lista de 15 episódios para conhecer black-ish.

Sobre o que fala?

Episódios para conhecer

Em linhas gerais, a série fala sobre Andre “Dre” Johnson (Anthony Anderson), um publicitário bem-sucedido que está próximo de se tornar o primeiro vice-presidente negro da empresa em que trabalha. Ele é casado com Rainbow “Bow” Johnson, uma cirurgiã, e tem quatro filhos, Zoey (Yara Sahidi),Junior (Marcus Scribner) e os gêmeos Jack (Miles Brown) e Diane (Marsai Martin). 

A família vive uma vida confortável em uma vizinhança de luxo, mas Dre se preocupa com o fato de que a convivência das crianças com muitas pessoas brancas pode estar afastando-as de sua identidade negra. Assim, ele passa a procurar meios de fazer com que os filhos tenham contato com aquela que ele acredita ser a sua verdadeira cultura. 

Discutindo questões de raça e classe de uma forma leve, black-ish é uma série que consegue fazer refletir na mesma proporção em que consegue fazer rir. Um exemplo disso está ainda no piloto do programa, quando Junior chega em casa afirmando que deseja um bar mitzva, cerimônia judaica pela qual garotos adolescentes passam.

Em um primeiro momento, a postura de Dre diante do pedido parece hiperbólica, bem digna de sitcom, mas conforme o episódio avança, a gente consegue perceber que não. Na verdade, não só Junior como as demais crianças possuem visões bem distorcidas de mundo devido aos ambientes pelos quais transitam.  Assim, os quatro membros mais jovens da família Johnson parecem alheios ao racismo, mas ele se faz presente em suas vidas nos detalhes. Inclusive no embranquecimento dos seus referenciais, percebido por Dre desde o ponto de partida da série.

black-ish e a luta antirracista

Episódios para conhecer

Com um roteiro capaz de educar de forma sutil, black-ish pode contribuir para que pessoas brancas (como a gente) passem a se desconstruir e se tornem dispostas a dialogar sobre racismo sem uma postura defensiva.

Para nós, a primeira parte de contribuir para a luta antirracista é reconhecer que somos parte do problema, que é estrutural. Essa estrutura, entretanto, não é imutável e pode ser combatida através de ações cotidianas, como reprimir comportamentos racistas de pessoas próximas. Sabe aquela “piadinha desagradável”, que você escuta calado? Então. Destacar o racismo presente nela é importante.

Além disso, escutar o que pessoas negras têm a dizer, especialmente quando elas chamam a sua atenção para o fato de que a sua fala reproduz racismo, também deve se tornar uma prática corrente. E isso passa pelos produtos de entretenimento que escolhemos consumir. É inegável que eles são majoritariamente brancos, quer se fale no que é mostrado na frente das câmeras ou sobre quem ocupa funções como a direção. Logo, isso acaba por limitar a nossa visão de mundo, além de, em alguns casos, ser extremamente problemático, especialmente quando se tem brancos retratando o que eles acreditam ser a cultura negra e as vivências de pessoas negras. 

Então, a escolha de black-ish para o nosso post do dia da Consciência Negra não foi ao acaso. Além de contar com um elenco principal exclusivamente negro, a série cumpre bem o seu papel de expor estereótipos e estruturas racistas. Além disso, a forma como Kenya Barris, que também escreve e dirige os episódios, usa o humor para nos levar às conclusões que ele deseja é certeira e, muito, muito esclarecedora.

Portanto, para nós, assistir black-ish foi uma experiência enriquecedora e que, sem dúvidas, serviu para abrir os olhos e a mente. Então, nós gostaríamos de passa-la adiante.

A seleção de episódios

Episódios para conhecer

Para fazer a seleção dos 15 episódios para conhecer black-ish, nós optamos por nos concentrar nas três primeiras temporadas da série, quando a família Johnson ainda está completa. A partir do 4º ano da série Zoey deixa o elenco fixo para protagonizar um spin-off, grown-ish, que mostra a sua vida na faculdade. Como nós acreditamos que cada um dos personagens do núcleo principal serve para expor questões diferentes a respeito do racismo, julgamos ser válido selecionar episódios de black-ish que contem com a presença de todos os Johnson. 

Abaixo vocês poderão encontrar a nossa lista. Assim como todas as sitcoms, black-ish também possui essa característica episódica, de forma que as narrativas se iniciam e se completam em um mesmo capítulo. Então, embora a série tenha uma história com continuidade, é possível conseguir assistir à nossa seleção sem necessariamente acompanhar tudo. E nós garantimos que depois desses 15 episódios as 6 temporadas presentes no Prime Video vão ser pouco para você. 

Vem conferir os 15 episódios para conhecer black-ish que selecionamos!

pisódios para conhecer black-ish

1. Piloto (1×01)

Sinopse: Dre acredita que será promovido no trabalho. Isso faria com que ele se tornasse o primeiro vice-presidente negro da mpresa em que trabalha. Porém, uma série de conflitos a respeito de sua identidade surgem a partir disso e são intensificados quando Andre Jr. afirma que está se convertendo ao judaísmo. 

2. O Dom da Fome (1×07)

Sinopse: Dre leva os seus filhos para jantar em seu restaurante preferido na vizinhança em que cresceu, um local simples e barato. Entretanto, as crianças esnobam o local e ele decide lhes ensinar uma lição a respeito da realidade fazendo com que todos eles arrumem empregos. 

3. Papai Noel Negro/Papai Noel Branco (1×10)

Sinopse: Dre está certo de que o seu escritório precisa de um Papai Noel negro para as festas de final de ano. Então, apesar de não ter sido escolhido para o posto, dado a uma funcionária do RH, ele toma a decisão de encontrar uma fantasia e fazer de tudo para se tornar o bom velhinho da noite de Natal. Em paralelo, Bow não deseja competir com Ruby pela cozinha.

pisódios para conhecer black-ish

4. Dia de Martin Luther King sKiar (1×12)

Sinopse: Durante a sua viagem anual para esquiar, Dre e Bow percebem que os seus filhos não têm ideia da importância de Martin Luther King para os negros. Então, eles decidem usar o trajeto para instruir as crianças a respeito dos principais fatos históricos envolvendo o dr. King.

5. Guia Parental (1×16)

Sinopse:  Para o seu aniversário de 15 anos de casamento com Bow, Dre organiza uma cerimônia de renovação dos votos. Porém, quando os pais hippies dela aparecem sem ser convidados, velhos desentendimentos vem à tona entre as duas famílias.

6. A Controvérsia (1×23)

Sinopse: Bow e Dre são liberais do ponto de vista político e enlouquecem quando Andre Jr. chega em casa comunicando que se juntou a clube do Partido Republicano jovem de sua escola para impressionar Hillary, uma colega de escola. Então, como eles não acreditam que exista qualquer motivo para um negro se alinhar com essa visão, eles decidem se encontrar com os pais da menina, que são ricos e conservadores. 

pisódios para conhecer black-ish

7. Palavra Proibida (2×01)

Sinopse: Jack cita uma música de Kanye West na escola e acaba usando a “palavra com N”. Então, ele causa controvérsia e passa a enfrentar a possibilidade de suspensão. Em paralelo, Júnior está trabalhando em um concurso ecológico e enfrenta resistência em casa.  

8. Confusão de Halloween (2×06)

Sinopse: Durante o Halloween, os filhos de Dre ficam decepcionados quando os seus primos da “velha vizinhança” vêm até o local em que vivem para pedir doces. Em paralelo, o próprio Dre precisa lidar com um trauma do passado: o primo June Bug, que costumava praticar bullying com ele. 

9. Hora de Nadar (2×14)

Sinopse: Dre percebe que Jannine, sua vizinha que sempre promove festas na piscina de sua casa, nunca convidou a sua família para participar de uma delas. Então, ele passa a acreditar que Janine está reforçando um estereótipo racista de que pessoas negras não sabem nadar. 

pisódios para conhecer black-ish

10. Garotada Rica (2×22)

Sinopse: Dre conhece os amigos de escola de Júnior, que são brancos, ricos e descolados. Então, ele passa a se preocupar com o fato de que o filho não tem amigos negros e decide tentar arranjar alguns para ele. 

11. Good Time dos Johnsons (2×24)

Sinopse: Depois de enfrentar períodos estressantes no trabalho, Dre dorme durante uma maratona de Good Times e sonha que a sua família está presa na série, retornando aos anos 70 e passando pelas situações de pobreza retratadas no programa.

12. Bow Birracial (3×08)

Sinopse: Júnior começa a namorar e a garota é aceita por todos da família, menos por Bow. Então, ela precisa enfrentar os seus próprios conflitos relacionados ao fato de ser birracial para conseguir compreender a escolha do filho. 

Episódios para conhecer

13. Limões (3×12)

Sinopse: O resultado das eleições presidenciais continua a reverberar nos Estados Unidos e as tensões no ambiente de trabalho de Dre escalam devido a isso. 

14. Eu Sobrevivi (3×15)

Sinopse: Dre volta a Compton para comparecer a um funeral. Na ocasião, ele reencontra vários dos seus amigos de infância e acaba se sentindo culpado por ter prosperado quando descobre sobre a situação de alguns deles. 

15. Virando Adultos (3×21)

Sinopse:  Durante uma visita da irmã de Bow, ela passa a se questionar como as duas podem ser parentes. Em paralelo, Zoey, que está prestes a deixar a casa para ir para a faculdade, explicar para Dre o que ela vê para o seu futuro após o fim do ensino médio.

Veja o trailer de black-ish aqui.

SE VOCÊ GOSTOU DE “15 EPISÓDIOS PARA CONHECER BLACK-SH”, LEIA TAMBÉM:

10 séries que merecem uma chance

Os 15 melhores episódios de Halloween em séries

10 episódios musicais em séries que não são musicais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *