fbpx
Pode Entrar

15 filmes em preto e branco feitos depois de 2000

Filmes em preto e branco feitos depois de 2000

Ainda que o primeiro longa-metragem em cores da história do cinema, supostamente, date de 1939, o preto e branco nunca deixou de fazer parte da sétima arte. Portanto, organizamos uma lista de filmes em preto e branco feitos depois de 2000 para demonstrar os motivos.

Para falar sobre isso, o mais óbvio é citar a questão orçamentária, já que filmar em preto e branco é mais barato. Assim, esse recurso permite que cineastas independentes levem os seus trabalhos às telas. É só pensar, por exemplo, George A. Romero e A Noite dos Mortos-Vivos (1968), considerado o filme de zumbis responsável por consolidar a “mitologia” recente a respeito dos comedores de cérebro. 

Muito do que é retratado por Romero – o andar lento, a ideia de que se trata de um vírus, o pensamento de que uma cura é possível, as hordas…-  ainda é aproveitado atualmente em produtos como The Walking Dead. E se não fosse o preto e branco, o diretor possivelmente não teria conseguido viabilizar o projeto, que contou com um orçamento pífio e usou recursos “absurdos” para reduzir os seus custos. A título de ilustração, é possível destacar o sangue presente na obra, que foi feito a partir de calda de chocolate. Caso A Noite dos Mortos-Vivos fosse filmado em cores, seria impossível convencer disso devido à coloração.

Porém, embora o objetivo tenha sido reduzir os custos e fazer com que o longa saísse do papel, a opção pelo preto e branco também acabou acrescentando uma estética interessante ao filme e amplificando o seu terror. Além disso, A Noite dos Mortos-Vivos é um filme importantíssimo para a história do cinema por ter sido o responsável por mostrar a vários cineastas iniciantes que era possível conseguir fazer longa-metragens com poucos recursos, desde que você tivesse imaginação o suficiente para isso.

Filmes em preto e branco feitos depois de 2000: uma escolha estética

Entretanto, essa pode também ser uma escolha estética, visto que algumas histórias podem ser melhor contadas sem cores, transmitindo a sua mensagem de forma mais eficaz e fazendo com que quem assiste realmente entre no universo do protagonista. Portanto, nós, que gostamos bastante de produções feitas dessa forma decidimos organizar uma lista de 15 filmes em preto e branco feitos depois de 2000. 

Um dos motivos para que a gente goste tanto desse recurso em títulos recentes está ligado à simplicidade das narrativas. Em geral, elas se apoiam muito mais em roteiro e na intimidade que criam com o público para funcionar. Mas também são capazes de impressionar bastante com fotografias impecáveis, que remetem bastante a outros suportes, como histórias em quadrinhos – inclusive, selecionamos dois exemplares desse estilo.

Além disso, existe um ar nostálgico nos filmes em preto e branco, um pouco melancólico, algo que acaba sendo bastante atrativo para nós. E quando eles contam histórias contemporâneas podem acabar despertando até mesmo uma sensação de familiaridade e identificação, como se estivéssemos vendo um recorte que poderia fazer parte das nossas vidas na tela. Nesse sentido, a gente pode citar  maravilhoso Frances Ha, que somente não entrou na lista por não estar disponível em nenhum tipo de plataforma de streaming atualmente. 

Então, se essas características também te atraem, vem com a gente conferir a lista de 15 filmes em preto e branco feitos depois de 2000 que organizamos. 

Filmes em preto e branco feitos depois de 2000

1. The 40-Year-Old Version (2020)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Radha é uma dramaturga que demonstrava promessa antes dos 30 anos de idade. Entretanto, aos 40 anos de idade, ela ainda não emplacou novos projetos e enfrenta a rejeição da comunidade teatral. Para pagar as contas, ela trabalha como professora de jovens em uma escola do Harlem e retoma a sua paixão pelo rap. Porém, Radha recebe a oportunidade de levar uma das suas peças adiante, ela acaba abandonando a música somente para descobrir que nada era o que parecia.

2. Ida (Ida, 2014)

Onde assistir: Looke, NetMovies, NOW

Sinopse: Anna é uma jovem noviça que está pronta para fazer os seus votos e se tornar freira. Porém, antes disso, a Madre Superiora insiste para que ela vá visitar Wanda, sua tia e única família viva, que é uma mulher cínica, mundana e defensora do Partido Comunsta. Então, durante essa visita Wanda acaba contando a Anna vários segredos do seu passado, inclusive que o seu nome real é Ida e ela pertencia a uma família judia que foi morta pelos nazistas. Assim, depois de descobrir a verdade, a jovem toma a decisão de partir em uma jornada de autoconhecimento ao lado da tia para descobrir o que realmente aconteceu com a sua família e o seu lugar no mundo.

3. Garota Sombria Caminha Pela Noite (A Girl Walks Home Alone at Night, 2014)

Onde assistir: Darkflix, Google Play

Sinopse: Bad City é uma cidade iraniana abandonada e totalmente sem leis, onde vivem traficantes e prostitutas. Arash luta para conseguir sobreviver na cidade e afastar o seu pai das drogas. A Garota anda pelas noites da cidade com um segredo: ela é uma vampira, que mata seres solitários para conseguir saciar sua sede por sangue. Em um encontro entres os dois, suas vida se transformam completamente.

Filmes em preto e branco feitos depois de 2000

4. Nebraska (Nebraska, 2013)

Onde assistir: Claro Video, Looke, Microsoft Store, Google Play

Sinopse:  Woody Grant é um idoso que acredita ter ganhado o prêmio de US$1 milhão após receber uma propaganda pelo correio. Então, ele decide resgatar o seu prêmio e decide seguir viagem a pé até a cidade de Lincoln, localizada no Nebraska. Assim, ao perceber que Woody não vai desistir, David, o seu filho, decide levá-lo de carro. Porém, no caminho um acidente de carro faz com que Woody machuque a cabeça e os dois precisem passar um final de semana na casa de alguns parentes antes de seguir viagem. Durante a estadia, o idoso conta para todos a respeito a sua riqueza e se torna alvo da cobiça da família e dos habitantes da cidade. 

5. Guera Fria (Zimma wojna, 2018)

Onde assistir: Telecine Play, Looke, Apple TV+, Google Play

Sinopse: Durante a Guerra Fria, uma músico apaixonada pelo pela ideia de liberdade se apaixona por uma jovem cantora. Entretanto, os dois possuem temperamentos opostos que acabam condenando o relacionamento.

6. O Artista (The Artist, 2011)

Onde assistir: Prime Video, Google Play

Sinopse: Geroge Valetin é um astro do cinema mudo em 1927. Porém, ele começa a sentir medo pela sua posição conforme o cinema falado começa a ganhar espaço. George teme cair no esquecimento devido a isso. Em paralelo, a bela Peppy Miller, uma jovem dançarina por quem ele se sente atraído, conquista a oportunidade de trabalhar no cinema falado.

Blue Jay, Control e Elisa e Marcela

7. Blue Jay (2016)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Um casal de ex-namorados do ensino médio se reencontra ao retornar para a sua cidade natal na Califórnia. Então, os dois rememoram o passado e refletem sobre ele, considerando como estão as suas vidas atuais e a insatisfação que sentem depois de adultos.

8. Control – A História de Ian Curtis (Control, 2007)

Onde assistir: Looke

Sinopse: Cinebiografia que retrata os últimos anos de vida de Ian Curtis, líder do Joy  Divsion.  Sem saber como lidar com as suas constantes crises de epilepsia e também com a divisão entre o amor de uma jornalista e a sua esposa e filha, o cantor se enforcou aos 23 anos de idade, no dia 18 de maio de 1980. 

9. Elisa e Marcela (Elisa y Marcela, 2019)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Após conhecer Marcela Garcia Ibeas, Elisa Sánchez Loriga decide adotar uma identidade masculina, para poder conseguir se casar com a mulher que ama sem que desconfiem de sua identidade real. A história se passa na Espanha, em 1901, e é baseada em fatos reais.

Persépolis, A Fita Branca e Roma

10. Persépolis (Persepolis, 2007)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Marjane Satrapi é uma garota de 8 anos de idade que sonha em salvar o mundo. Muito querida por sua família, ela presencia uma série de acontecimentos que levam à queda do xá em seu país e o início de um regime brutal, a República Islâmica. Assim, as pessoas passam a ter os seus hábitos controlados e isso faz com que Marjane seja obrigada a usar o véu, o que serve de incentivo para que ela se torne uma revolucionária.

11. A Fita Branca (Das weiße Band – Eine deutsche Kindergeschichte, 2009)

Onde assistir: Belas Artes à La Carte

Sinopse: Em 1913, um vilarejo localizado ao norte da Alemanha é habitado por crianças e adolescentes que cantam em um coral, dirigido por um professor primário. Entretanto, um acidente estranho com o médico da vila faz com que uma busca pelas causas sejam realizadas, levantando a desconfiança acerca de todos. 

12. Roma (Roma, 2018)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Uma família de classe média da Cidade do México tem a sua rotina completamente controlada por sua empregada doméstica nos anos 1970. Porém, durante um ano em que vários acontecimentos inusitados tomam conta do núcleo familiar e começam a afetar a vida de todos os que vivem na casa, uma série de mudanças acontecem, no âmbito coletivo e pessoal.

Sin City, Muito Barulho Por Nada e Bettie Page

13. Sin City – A Cidade do Pecado (Sin City, 2005)

Onde assistir: Google Play, Microsoft Store

Sinopse: Sin City é um ambiente sedutor, no qual vivem trapaceiros, femme fatales e vigilantes. Entre essas pessoas está Marv, um lutador de rua que se envolveu com Goldie. Porém, ela apareceu morta em sua cama, fazendo com que Marv percora as ruas da cidade buscando por vingança. Além dele, também habita a cidade Dwight, um detetive particular que tenta deixar para trás o seu passado sombrio enquanto oferece proteção às prostitutas da cidade, amigas de um policial assassinado. Por fim, John Hartigan é um policial honesto que está prestes a se aposentar, mas acaba se envolvendo em problemas ao tentar salvar uma garota de 11 anos das mãos do filho de um senador. 

14. Muito Barulho Por Nada (Much Ado About Nothing, 2012)

Onde assistir: Google Play

Sinopse: Leonardo é o governador e Messina e pai de Hero, uma bela jovem. Em um determinado dia, os dois recebem a visita de Don  Pedro, que estava voltando da guerra acompanhado por Don John, o seu irmão rebelde, e dois policiais, Benedick e Claudio, que se apaixona por Hero. Benedick, por sua vez, se encanta por Beatrice, sobrinha do político. Então, enquanto tenta se aproximar dela, Don John passa a conspirar para atrapalhar o casamento de Hero e Claudio, mas um fato inusitado pode ser capaz de ajudar a história a ter um final feliz.

15. Bettie Page (The Notorious Bettie Page, 2005)

Onde assistir: HBO Go

Sinopse: Bettie Page nasceu em uma família religiosa do interior, mas desejava mudar a sua vida e partiu para a cidade de  Nova York. Em um determinado dia, enquanto andava pelas ruas da cidade, acabou conhecendo um fotógrafo amador, com o qual tirou algumas fotos. Imediatamente a sua sensualidade e beleza acabaram chamando a atenção, fazendo com que Bettie começasse a sua carreira de modelo e rapidamente se tornasse uma das pin-ups mais conhecidas dos Estados  Unidos. Entretanto, em 1955, um senador começou uma investigação a respeito da má influência da pornogfafia nos jovens dos  EUA e Bettie acabou sendo transformada em um símbolo de imoralidade. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “15 FILMES EM PRETO E BRANCO FEITOS DEPOIS DE 2000”, LEIA TAMBÉM:

15 filmes de romance no Telecine Play

29 vencedores do Oscar de Melhor Filme Internacional em streaming

Clube dos Cinco: Filmes de terror dirigidos por mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *