fbpx

20 filmes com 20 divas da Era de Ouro do cinema

Quem nos acompanha há algum tempo (ou mesmo desde ontem), já percebeu que nós gostamos bastante de filmes antigos, especialmente os que foram feitos durante a Era de Ouro, compreendida entre os anos 1920 e 1960. Grande parte do motivo para que a gente tenha se apegado tanto a esses longas está ligado às figuras femininas presentes nele, as divas. Então, nós não poderíamos encerrar esse especial do #8M sem dar algum destaque para essas atrizes e decidimos fazer essa lista de 20 filmes com 20 divas diferentes da Era de Ouro

Ao fazer a nossa seleção, nós procuramos escolher filmes que fossem significativos para a carreira dessas atrizes. Logo, algumas chegaram a ser indicadas ao Oscar pelos seus papéis e outras, por sua vez, se tornaram referência de elegância devido à sua presença em cena nessas produções. Então, caso você ainda não tenha entendido o nosso fascínio pela Era de Ouro e pelas atrizes desse período, essa lista é a ideal para que você consiga fazer isso. A gente garante: é impossível ficar imune a elas. 

Logo, se você quer conhecer mais a respeito do cinema produzido em Hollywood durante esse período, especialmente das atrizes que marcaram o seu nome na história e são até hoje referência para muitas pessoas, está no lugar certo e na hora certa. Basta continuar com a gente até o final dessa lista.

Vem conferir a nossa lista de 20 filmes com 20 divas diferentes da Era de Ouro!

Filmes com divas da Era de Ouro

1. Casablanca (Casablanca, 1944)

Onde assistir: Oldflix, NOW, Looke, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Estrelado por: Ingrid Bergman

Sinopse: Rick é um cínico exilado norte-americano que encontra abrigo na cidade de Casablanca, localizada no Marrocos. Assiml, ele passa a gerenciar um bar bastante conhecido. Porém, em um determinado momento, uma antiga paixão de Rick surge no bar acompanhada pelo marido, um ativista político que precisa fugir para escapar dos nazistas.

2. E O Vento Levou… (Gone With the Wind, 1939)

Onde assistir: Oldflix, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Estrelado por: Vivien Leigh

Sinopse: Sclarett O’Hara é uma jovem bastante mimada, que está acostumada a ter absolutamente tudo o que quer, menos Ashley Wilkes, o amor da sua vida. Quando a Guerra Civil estoura, Scarlett precisa aprender a lidar com o seu temperamento para sobrevier e cuidar da fazenda de sua família.

Filmes com divas da Era de Ouro

3. A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953)

Onde assistir: Telecine Play, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Estelado por: Audrey Hepburn

Sinopse: Ann é uma princesa que durante uma visita a Roma decide fazer um passeio anônimo pela cidade. Então, ela acaba conhecendo Joe Bradley, um jornalista que a reconhece e tem a oportunidade de conseguir um furo. Ele, porém, toma a decisão de preservar a imagem de Ann e deixar que ela aproveite o seu passeio. Então, os dois acabam se apaixonando. 

4. Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, oggi, domani, 1963)

Onde assistir: Looke, NetMovies

Estrelado por: Sophia Loren

Sinopse: Adelina vende cigarros no mercado negro e é casada com Carmine, que está desempregado. Então, ela é sentenciada à prisão, mas conseguirá se manter fora da cadeia enquanto estiver grávida. Assim, depois de sete anos e sete filhos, o marido de adelina está exausto e parece inevitável que ela acabe presa. Em outra história, Anna está entediada com a sua vida em Milão e resolve dar uma carona a um escritor, com o qual conversa sobre a sua vontade de fugir. Por fim, Mara acaba chamando a atenção de um seminarista e causa uma briga entre ele e sua avó.

Filmes com divas da Era de Ouro

5. Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950)

Onde assistir: Looke

Estrelado por: Marlene Dietrich

Sinopse: Jane decide ajudar Jonathan, um amigo acusado de matar o marido da sua amante, a se livrar das acusações. Então, ela acaba se infiltrando na vida de Charlotte, a amante em questão, e se torna a governanta dela para conseguir provar que, na vedade, a atriz é a autora do crime. 

6. Cleópatra (Cleopatra, 1963)

Onde assistir: Telecine Play, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Estrelado por:  Elizabeth Taylor

Sinopse: Por temer a expansão de Roma, Cleópatra convence Júlio César a se aliar a ela, de forma que ela consiga manter o seu controle sobre o Império. Então, ele desiste de invadir o Egito. Entretanto, Júlio César acaba sendo assassinado e Cleópatra se volta para Marco Antônio, um general, com a intenção de manter o seu poder. Assim, ela acaba seduzindo o militar, mas ele se torna submisso e isso os deixa vulnerável a um ataque de Otaviano, o sobrinho de Júlio César que está em busca de poder. 

Filmes com divas da Era de Ouro

7. Ninotchka (Ninotchka, 1939)

Onde assistir: YouTube

Estrelado por: Greta Garbo

Sinopse: Nina Yakushova é uma comissária do governo russo enviada a Paris para observar o comportamento de representantes soviéticos que têm como missão negociar uma jóia. Entretanto, ela acaba sucumbindo ao capitalismo e aos encantos de  Leon d’Algout, um sedutor que se apaixona por ela. 

8. Disque M Para Matar (Dial M For Murder, 1950)

Onde assistir: Oldflix, Google Play, Microsoft Store

Estrelado por: Grace Kelly

Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional mata sua esposa para conseguir herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um caso um ano antes, com um escritor. Para isso, ele chantageia um colega de faculdade para que este a estrangule, dando a entender que o crime foi cometido por um ladrão. Entretanto, algo sai muito errado quando ele vê uma maneira de dar um novo rumo para os acontecimentos.

Filmes com divas da Era de Ouro

9. A Malvada (All About Eve, 1950)

Onde assistir: Telecine Play, Apple TV+

Estrelado por: Bette Davis

Sinopse: Eve Harrington é uma jovem ambiciosa que deseja se tornar atriz. Um dia, ela se infiltra no camarim da já consagrada Margo Channing e lhe conta uma história triste. A partir disso, a estrela decide ajudar a jovem. Entretanto, Eve somente deseja usar como escada para obter sucesso no showbizz.

10. Desfile de Páscoa (Easter Parade, 1948)

Onde assistir: Oldflix, Google Play

Estrelado por: Judy Garland

Sinopse: Don Hewes é uma estrela da dança cuja parceira decide trabalhar sozinha. Então, ele acaba sendo pareado com Hannah, uma inexperiente dançarina que ele tenta transformar em sua antiga companheira. Entretanto, Don acaba percebendo que está se apaixonando por Hannah e entende que deve deixar que ela siga o seu próprio caminho, tornando-se quem ela deseja ser. 

Uma Aventura na Martinica e A Noviça Rebelde

11. Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not, 1945)

Onde assistir:  Apple TV+

Estrelado por: Lauren Bacall

Sinopse: Harry é o capitão de um navio pesqueiro que não gosta de se envolver com assuntos políticos e também não ajuda no contrabando da resistência francesa na ilha de Martinica. Entretanto, quando ele conhece Slim, uma cantora do clube no qual ele passa um bom tempo, Harry acaba mudando. 

12. A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)

Onde assistir: Disney+

Estrelado por: Julie Andrews

Sinopse: Maria decide abandonar o convento por não se adequar às regras religiosas e passa a atuar como governanta da familia Von Trapp, comendada por um viúvo rígido que tem sete filhos. Aos poucos, a residência se enche de alegria novamente – pelo menos até a chegada da Segunda Guerra Mundial.

Gilda e Quanto Mais Quente Melhor

13. Gilda (Gilda, 1946)

Onde assistir: Apple TV+, Microsoft Store

Estrelado por: Rita Hayworth

Sinopse: Johnny Farrell foi promovido ao cargo de gerente em uma casa noturna localizada em Buenos Aires. Porém, quando Gilda, a esposa do seu amigo e dono da casa, é apresentada a  Johnny, ele imediatamente a reconhece como um dos seus casos do passado.  Assim, o amor entre os dois retorna com força total.

14. Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959)

Onde assistir: Telecine Play

Estrelado por: Marilyn Monroe

Sinopse: Após presenciar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu amigo Jerry criam um plano para conseguirem escapar vivos de Chicago. Eles então resolvem se disfarçar como mulheres e se juntam à uma banda de jazz, onde todos os membros são mulheres. Eles então pegam um trem em direção a Flórida, e enquanto Joe finge ser milionário para conquistar Sugar, Jerry se vê perseguido por um milionário de verdade.

Levada da Breca e Eu Me Casei com Uma Feiticeira

15. Levada da Breca (Bringing Up Baby, 1938)

Onde assistir: YouTube

Estrelado por: Katharine Hepburn

Sinopse: David Huxley é um paleontólogo que está de casamento marcado. Em um determinado dia, durante um jogo de golfe para conseguir uma doação para o museu em que trabalha, David conhece Susan Vance, uma herdeira acostumada a ter tudo o que quer. Ela é completamente inconsequente e toma a decisão de se casar com David. Entretanto, para conseguir fazer com que ele permaneça ao seu lado, Susan usa recursos inusitados e acaba transformando a vida de David em uma série de problemas. 

16. Eu Me Casei com Uma Feiticeira (I Married a Witch, 1942)

Onde assistir: Belas Artes a La Carte

Estrelado por: Veronica Lake

Sinopse:  Jennifer é uma bruxa do século XVII que é queimada na fogueira ao lado do seu pai. Entretanto, antes de morrer ela joga uma maldição sobre  Wooley, o homem responsável pela sua morte: os seus descendentes nunca serão felizes em seus casamentos. Posteriormente, no século XX, Jennifer volta à vida para se vingar do último descendente do seu assassino usando uma poção do amor. Entretanto, algo em seu plano sai errado. 

Precipício da Alma e Aconteceu Naquela Noite

17. Precipícios da Alma (Sudden Fear, 1952)

Onde assistir: YouTube

Estrelado por: Joan Crawford

Sinopse: Lester Blaine é um ator em busca de sucesso e ao tentar o papel principal em uma peça é prontamente recusado por Myra, a estrela. De acordo com ela, Lester não aparenta o romantismo necessário. Então, ele fica arrasado e decide perseguir Myra durante uma viagem de trem para São Francisco com o objetivo convencê-la que ele é capaz de ser romântico. 

18. Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934)

Onde assistir: Looke, NetMovies

Estrelado por: Claudette Colbert

Sinopse: Ellie Andrews, a filha de um milionário, acaba fugindo de casa depois que o seu pai não permite que ela se case com o rapaz que deseja. Durante a fuga, a jovem acaba conhecendo Peter Warne, um jornalista charmoso e desempregado. Eventualmente, os dois acabam se tornando próximos e Ellie aceita a ajuda de Peter.

Ser ou Não Ser e Os Assassinos

19. Ser ou Não Ser (To Be or Not To Be, 1942)

Onde assistir: Belas Artes a La Carte

Estrelado por: Carole Lombard

Sinopse: Na década de 40, durante a ocupação dos nazistas na Polônia, Josef Tura é um vaidoso diretor de uma companhia de teatro que está sempre em conflito com Maria, a sua esposa e a principal estrela do grupo. Então, depois de várias brigas, os dois percebem que têm coisas mais importantes a fazer na vida: ajudar a resistência. Logo, os dois acabam se envolvendo com a espionagem e, junto com outros membros do grupo de teatro, fingem fazer parte da Gestapo. Entretanto, Maria acaba presa e eles precisarão armar um plano para conseguir resgatá-la.  

20. Os Assassinos (The Killers, 1946)

Onde assistir: Belas Artes a La Carte

Estrelado por:  Ava Gardner

Sinopse: Dois homens são contratados para matar o Sueco. Assim, um deles, Jim  Readon, descobre que ele possuía um seguro de vida cuja beneficiária era  Mary Ellen, uma camareira que trabalha em um hotel em Atlantic City. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “20 FILMES, 20 DIVAS DA ERA DE OURO”, LEIA TAMBÉM:

10 filmes clássicos com nota 100 no NetMovies

Os 10 melhores clássicos feitos até o fim da década de 60

15 filmes clássicos disponíveis no HBO Go

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *