fbpx
Pode Entrar

20 filmes essenciais no Telecine Play

Filmes essenciais no Telecine Play

Dando continuidade ao nosso especial de filmes essenciais, iniciado na semana passada, chegou a vez do Telecine Play. Essa plataforma de streaming foi a que contou com mais títulos disponíveis, de forma que foi bastante difícil chegar aos que integram a lista. Entretanto, depois de muitos critérios e muito pensar, esses foram os 20 filmes essenciais no Telecine Play que escolhemos. 

Primeiramente, após a nossa pesquisa, conseguimos encontrar 77 títulos dos 300 da lista original disponíveis no Telecine. Porém, após descartar os que também estavam nos catálogos de outras plataformas, ainda restaram 55 títulos. Assim, partimos para a avaliação das notas – que como vocês podem perceber, foi bastante rígida. Por fim, quando acontecia um empate (e aconteceram vários!) prevalecia o filme mais antigo. Afinal, é mais improvável que ele tenha sido assistido por um grande número de pessoas e um dos nossos propósitos é tentar divulgar um pouco o que não é tão comentado atualmente.

Entre os filmes essenciais no Telecine Play vocês vão encontrar clássicos de todas as décadas do cinema desde os anos 1920. Além disso, também existem filmes estrangeiros e de gêneros diversificados, mostrando que quando o assunto é cinema, o Telecine merece todos os elogios do mundo e é realmente o serviço mais completo possível aqui no Brasil. Mas vocês já sabem o quanto a gente gosta dele, certo? 

Está querendo conhecer mais sobre cinema e não sabe como começar? Confira a nossa lista de filmes essenciais no Telecine Play!

Filmes essenciais no Telecine Play

1. 12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men, 1957)

Nota: 100%

Sinopse: Um jovem é acusado de matar o próprio pai e doze jurados se reúnem para decidir qual será a sua sentença. Assim, onze deles estão certos de que o rapaz cometeu o crime, mas um acredita que é melhor olhar mais atentamente para os fatos antes de tomar uma decisão. Porém, para levar adiante o seu plano ele precisará interpretar os fatos e lidar com a má vontade dos demais, que desejam se ver livres da tarefa. 

2. Frankenstein (Frankenstein, 1931)

Nota: 100%

Sinopse: Harry Frankenstein é um cientista louco que vaga à noite pelos cemitérios à procura de partes de cadáver. O seu objetivo é costurar todas elas e fazer um corpo ao qual, posteriormente, ele pretende dar vida. Entretanto, antes de concluir o seu plano, ele precisa conseguir um cérebro. Mas, depois que o seu assistente comete um erro, Harry acaba transplantando a criatura com o cérebro de um criminoso. Então, o “ser” escapa do seu laboratório e começa a causar estragos pelas ruas da cidade. 

3. Tempos Modernos (Modern Times, 1936)

Nota: 100%

Sinopse: Um empregado realizou o teste de uma nova máquina para evitar o horário de almoço e acabou sendo levado à loucura pela monotonia dos seus dias. Assim, após passar algum tempo internado em um sanatório, ele consegue se recuperar, mas está desempregado. Então, ele deixa o hospital para começar uma nova vida, mas acaba encontrando uma crise nas ruas, o que faz com que ele seja confundido com um comunista e preso. Em paralelo, uma jovem rouba comida para conseguir salvar as suas irmãs mais novas, visto que os seus pais estão desempregados.

4. O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984)

Nota: 100%

Sinopse: As máquinas arquitetam um plano para eliminar o líder da resistência de 2029 antes mesmo que ele nasça. Assim, o Terminator é enviado ao ano de 1984 com o objetivo de matar Sarah Connor, a mãe do futuro líder. Entretanto, os humanos também conseguem enviar alguém ao passado com o objetivo de assegurar que ela fique em segurança.

Filmes essenciais no Telecine Play

5. Chinatown (Chinatown, 1974)

Nota: 99%

Sinopse: O detetive J.J Gittes recebe a visita de uma mulher que acredita que o seu marido tem uma amante. Então, Gittes começa a investigá-lo  e não demora muito para descobrir que a sua cliente, na verdade, era uma farsante. Isso acontece depois que ele se encontra com a verdadeira Evelyn Mulwray, esposa do homem em questão e filha de Noah Cross, um dos homens mais poderosos de Los Angeles. Posteriormente, o marido de Evelyn aparece morto e Gittes se vê envolvido em um jogo de poder repleto de mistérios.

6. 007 Contra Goldfinger (Goldfinger, 1964)

Nota: 99%

Sinopse: Goldfinger é um milionário poderoso, cujas reservas de ouro estão espalhadas por diversas ações ao redor do mundo e podem ser fruto de crimes. Assim, James Bond recebe a missão de investigá-lo, mas acaba sendo capturado. Após esses eventos, Bond acaba descobrindo que Goldfinger possui planos ainda maiores do que ele imaginava. Logo, o que o milionário deseja é roubar as reservas de ouro dos  Estados Unidos, que estão guardadas em Forte Knox.

7. Parasita (Gisaengchung, 2019)

Nota: 99%

Sinopse: A família Ki-taek está desempregada vivendo em um porão sujo e apertado. O filho adolescente passa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Eles, então, ficam fascinados com a vida luxuosa da família em questão e bolam um plano para que todos passem a trabalhar também para família burguesa, e se infiltrem na vida deles. Posteriormente, os segredos e mentiras usados para a ascensão social custarão muito caro.

8. Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)

Nota: 99%

Sinopse: L.B. Jeffries é um fotógrafo profissional que está confinado em seu apartamento após ter quebrado a parte durante um trabalho. Sem ter absolutamente nada para fazer, ele passa os dias observando os seus vizinhos com um binóculo até que passa a acreditar, devido a alguns eventos estranhos, que um deles cometeu um assassinato. 

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, O Martírio de Joana D'Arc, Doentes de Amor e Luzes da Cidade

9. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977)

Nota: 98%

Sinopse: Um humorista judeu se apaixona por uma cantora no início da carreira. Em pouco tempo os dois decidem morar juntos. As crises não demoram muito surgir e afetam os sentimentos dos dois.

10. Luzes da Cidade (City Lights, 1931)

Nota: 98%

Sinopse: Um vagabundo consegue impedir um homem rico de se matar enquanto estava bêbado. Posteriormente, ele é convidado para ir à casa do homem e os dois se tornam amigos. Entretanto, uma vez que está sóbrio, o sujeito esquece completamente de tudo o que aconteceu e dá um tratamento diferente para o vagabundo.  Em paralelo, o vagabundo acaba se apaixonando por uma florista cega a quem tenta ajudar como pode. Ela, por sua vez, pensa que o seu benfeitor é alguém rico. 

11. Doentes de  Amor (The Big Sick, 2017)

Nota: 98%

Sinopse: Kumail é um comediante e motorista de Uber, que se apaixona pela estudante de psicologia Emily. Porém, os dois acabam encontrando algumas dificuldades diante do relacionamento devido as culturas de ambos, que entram em conflito. Entretanto, Emily acaba contraindo uma doença misteriosa, que a coloca em coma. Portanto, Kumail tenta resolver os conflitos emocionais entre sua família e seu coração diante da nova realidade.

12. O Martírio de Joana D’Arc (Le passion de Jeanne d’Arc, 1928)

Nota: 98%

Sinopse: A jovem Joana D’Arc é condenada à morte por liderar o povo da França contra o exército da Inglaterra alegando que foi inspirada por São Miguel e por Jesus. Portanto, ela passa as suas últimas horas de vida presa, torturada e, posteriormente, segue para um julgamento antes de ser executada. Entretanto, durante todo esse tempo, Joana sofre com as acusações e com o fato de que ela foi abandonada não só pelos franceses, mas também pela Igreja Católica. 

Lawrence da Arábia, Crepúsculo dos Deuses, Digam O Que Quiserem e Os Guarda-Chuvas do Amor

13. Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962)

Nota: 98%

Sinopse: O oficial T.E. Lawrence possui um bom conhecimento sobre beduínos, o que faz com que ele seja enviado para a Arábia. No local, ele deve ser encontrar com o príncipe Faisal e servir como ponte entre ingleses e árabes no combate contra os turcos. Entretanto, Lawrence acabará se rebelando contra as ordens recebidas de seus superiores e enfrentará uma jornada entre desertos para conseguir atacar um porto turco bastante protegido.

14. Digam o Que Quiserem (Say Anything…, 1989)

Nota: 98%

Sinopse: Lloyd Dobler acabou de se formar no ensino médio e não tem a menor ideia do que vai fazer com a sua vida. Entretanto, ele está apaixonado por  Diane Court, uma jovem linda, inteligente e com um futuro brilhante pela frente. Ela, porém, tem uma viagem marcada para a Inglaterra. Então, Lloyd toma a decisão de fazer de tudo para conquistar Diane no verão que os dois ainda têm pela frente, mas para conseguir fazer isso precisará driblar os olhares atentos de James, o pai de Diane.

15.  Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd., 1950)

Nota: 98%

Sinopse: O roteirista Joe Gilles se refugia na mansão de Norma Desmond para fugir de alguns credores. Ela é uma antiga estrela do cinema que, ao descobrir que Joe escreve, pede para que ele revise o roteiro de Salomé, o filme que marcará o seu retorno triunfal. Entretanto, Gilles percebe rapidamente que o filme não é bom, mas dá continuidade ao trabalho pelo pagamento que recebe. Porém, o destino reserva surpresas. 

16. Os Guarda-Chuvas do Amor (Les parapluies de Cherbourg, 1964)

Nota: 98%

Sinopse: Guy Foucher é um rapaz de 20 anos que foi criado por sua madrinha e trabalha como mecânico. Ele está apaixonado por Geniviève Emery, uma menina de 17 anos que ajuda a sua mãe a cuidar da loja de guarda-chuvas elegantes da família. O sentimento de Guy é correspondido, mas a mãe de Geneviève a considera muito jovem para o casamento e não acredita que Guy seria capaz de sustentar uma família. Posteriormente, ele é convocado para o serviço militar ao mesmo tempo em que sua namorada descobre que está grávida. Então, Geneviève se vê diante de um dilema: esperar pelo retorno de Guy ou seguir com a sua vida.

Três Homens em Conflito, O Ódio que Você Semeia, Metrópolis, A Noite dos Mortos-Vivos

17. Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, it cattivo, 1966)

Nota: 97%

Sinopse: Um misterioso pistoleiro e dois estrangeiros decidem se juntar para procurar por um tesouro escondido nos Estados Unidos durante a Guerra Civil. Cada um deles conhece somente a localização de uma parte do tesouro e a parceira, portanto, acaba sendo forçada. Entretanto, os três não têm a menor intenção de dividir o dinheiro após conseguir reuni-lo.

18. O Ódio Que Você Semeia (The Hate U Give, 2018)

Nota: 97%

Sinopse: Starr é uma jovem negra que vê Khalil, um dos seus amigos, ser assassinado pela polícia. Então, ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única testemunha ocular do crime. Ainda que Starr sofra uma série de chantagens, ela vai continuar disposta a contar toda a verdade para honrar a memória de Khalil.

19. Metrópolis (Metropolis, 1927)

Nota: 97%

Sinopse: Metrópolis é uma cidade dividida em dois lados dissonantes. Assim, de um lado estão os trabalhadores, que vivem na miséria e são explorados pelas máquinas; e do outro estão os políticos, que desfrutam de uma bela paisagem. Apesar da divisão, uma história de amor acaba surgindo entre os dois lados de Metrópolis.

20. A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968)

Nota: 97%

Sinopse: Um satélite provoca altos índices de radiação e faz com que os mortos deixem as suas covas, se tornando zumbis devoradores de carne humana. Um grupo de completos estranhos tenta sobreviver ao ataque em uma fazenda e luta contra os mortos-vivos.

SE VOCÊ GOSTOU DE “20 FILMES ESSENCIAIS NO TELECINE PLAY”, LEIA TAMBÉM:

20 filmes brasileiros no Telecine Play bem avaliados pela crítica

15 filmes de suspense no Telecine Play

20 filmes clássicos disponíveis no Telecine Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *