fbpx
Pode Entrar

Especial Jogos Mortais: todos os filmes da franquia de James Wan

Especial Jogos Mortais

Como parte do nosso especial de Halloween de todas as sextas-feiras de outubro, nós não poderíamos deixar de dar destaque para uma das franquias mais conhecidas no mundo do terror: Jogos Mortais. Por aqui nos lembramos muito bem de quando o primeiro filme foi lançado e o alvoroço que causou. Eram outros tempos, os streamings estavam longe até mesmo de engatinhar e todo esse falatório ainda era muito grande. 

Para a época, o projeto não necessariamente algo inovador. Isso acontecia, de certa forma, por tratar da história de um serial killer. No entanto, a forma como a narrativa se desenrola, assim como todo o seu desenvolvimento até que chegarmos no momento final, foi muito bem feita. Entretanto, caso você não tenha visto ainda, não se preocupe que a gente não vai estragar nada.

Devido a tudo isso, não existiria um especial de Halloween do Maratonista de Menu sem que a franquia Jogos Mortais recebesse o destaque necessário. E por isso, ao longo do nosso especial, vamos contar com alguns detalhes a respeito dos filmes, quase que um pequeno Por Trás Das Câmeras

BÔNUS: Curta-metragem – Saw (Jogos Mortais, 2003)

Onde assistir: Daily Motion

Antes que Jogos Mortais fosse aceito por algum estúdio disposto a encarar o ousado projeto, que facilmente poderia receber uma enxurrada de críticas, já que a violência é absurda e totalmente gratuita, James Wan e Leigh Whannell resolveram escrever um curta-metragem de 9 minutos de duração, como uma espécie de apresentação da ideia que tiveram. 

Esse curta, inclusive, quando o filme foi aceito, passou a ser uma cena do primeiro longa-metragem. No entanto, nesse caso, a cena foi feita com Shawnee Smith, que interpreta Amanda nos filmes, diferente de sua primeira versão, que foi feita com David. 

Assim, o curta se inicia com David, que se encontra em uma sala de interrogatório. No local, ele é questionado por um policial e aparece algemado, com sangue no rosto e na camisa. Assim, ele explica que após sair do seu trabalho em um hospital, foi atacado e acordou mais tarde em um quarto, no qual estava amarrado em uma cadeira com uma máquina de metal enferrujado na cabeça. 

Então, ao lado de David tem uma televisão, que começa a passar um vídeo mostrando o boneco Billy, que mais tarde ficaria muito conhecido pelos fãs da franquia.  Nesse ponto, Billy informa David que caso ele não consiga se desfazer da armadilha, sofrerá consequências dolorosas e mortais.

O resto vocês podem conferir no link que deixamos logo acima, com o curta de 9 minutos que foi o ponto de partida para a franquia Jogos Mortais!

Jogos Mortais
Onde assistir: Darkflix, Google Play, Apple TV+

1. Jogos Mortais (Saw, 2004) 

Veja o trailer.

Nota: 49%

Sinopse: Jigsaw é uma assassino que tem como assinatura deixar em suas vítimas uma marca de quebra-cabeças. Além disso, ele e torna conhecido pelo fato de que faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvarem da morte. Então, o detetive David Tapp é designado para investigar as mortes e capturar o assassino. Porém, ao longo do caminho, Jigsaw faz com que o David desenvolva uma verdadeira obsessão pela sua figura.

Jogos Mortais 2
Onde assistir: Netflix, Prime Video

2. Jogos Mortais 2 (Saw II, 2005)

Veja o trailer.

Nota: 37%

Sinopse: Eric Matthews  é um detetive que está investigando um sangrento assassinato. Primeiramente, suas suspeitas caem em Jigsaw, que desapareceu totalmente. Enquanto isso, o assassino está em sua casa abandonada, onde prendeu 8 pessoas para jogarem com ele. Assim, o local está cheio com um gás mortal e os prisioneiros têm apenas 2 horas para conseguirem se salvar, se livrando das armadilhas do serial killer.

Saw III
Onde assistir: Netflix, Prime Video

3. Jogos Mortais 3 (Saw III, 2006)

Veja o trailer.

Nota: 28%

Sinopse: Jigsaw conta com a ajuda de sua assistente, Amanda, que se tornou sua aliada após ter participado por duas vezes dos jogos. Então, após escapar da polícia, Jigsaw tenta fugir da mira de um grupo de detetives. Entretanto, ele e Amanda possuem um novo alvo: a médica Lynn Denlon. Posteriormente, ela é sequestrada por Amanda após uma noite de plantão e levada até uma casa abandonada para cuidar de Jigsaw, que está com problemas de saúde. 

Saw IV
Onde assistir: Prime Video

4. Jogos Mortais 4 (Saw IV, 2007)

Veja o trailer.

Nota: 19%

Sinopse: Com a notícia do assassinato do detetive Kerry, os agentes Stratham e Perez chegam à delegacia de polícia, que está vazia. Os dois são especialistas em traçar perfis psicológicos de criminosos. Então, eles passam a ajudar o detetive Hoffman a analisar o jogo mais recente criado por Jigsaw. Posteriormente, Rigg, o último oficial que não havia sido tocado pelo assassino, é sequestrado e logo se inicia uma busca pela cidade. Assim, Rigg precisa  lidar com o jogo que foi criado tendo apenas 90 minutos para passar pelas armadilhas.

Saw V
Onde assistir: Prime Video 

5. Jogos Mortais 5 (Saw V, 2008)

Veja o trailer.

Nota: 13%

Sinopse: Mark Hoffman é a última pessoa viva que segue disposta a seguir o legado que foi deixado por Jigsaw. Mas, quando um segredo seu é revelado, ele precisa começar uma verdadeira caçada para conseguir eliminar os envolvidos. 

Saw VI
Onde assistir: Prime Video

6. Jogos Mortais 6 (Saw VI, 2009) 

Veja o trailer.

Nota: 39%

Sinopse: O agente Stratham agora está morto. Assim, o novo responsável por espalhar o legado de Jigsaw é o detetive Hoffman. Porém, quando o FBI consegue capturá-lo, é iniciado um novo jogo por Hoffman. Então, nesse momento, o grande plano criado por Jigsaw é revelado.

O Final
Onde assistir: Telecine Play

7. Jogos Mortais: O Final (Saw 3D, 2010)

Veja o trailer.

Nota: 10%

Sinopse: Bobby Daggen resolve lançar um livro e um DVD relatando sua experiência ao escapar das armadilhas de Jigsaw. Assim, ele consegue reunir um grupo de sobreviventes para que seja feita a gravação de um programa de televisão, no qual todos darão seus depoimentos. Porém, em paralelo a isso, mortes voltam a acontecer, e Jill, a esposa de Jigsaw, se sente pressionada por Hoffman. Então, ela decide contar toda a verdade para a polícia. Enquanto isso, um segredo de Daggen vem à tona e inicia uma onda de terror. 

Jigsaw
Onde assistir: Telecine Play

8. Jogos Mortais: Jigsaw (Jigsaw, 2017)

Veja o trailer.

Nota: 33%

Sinopse: Após uma série de assassinatos, as pistas levam à John Kramer, conhecido como Jigsaw. Portanto, com o desenrolar da investigação, os policiais são  perseguidos pelo fantasma de um homem que está morto há mais de uma década. 

Novos filmes?

Por mais que, como citamos anteriormente, o filme tenha sido um “empurrãozinho” para muitas pessoas se aventurarem no mundo do terror, ao longo dos anos, o público fã da franquia acabou perdendo o fôlego. Portanto, as histórias, que em alguns momentos podem ter sido repetitivas, já não cativam tanto assim (por mais que Jogos Mortais permaneça um sucesso de bilheteria). 

Com isso, o anúncio de Espiral – O Legado de Jogos Mortais pode não ter sido muito empolgante. Mas, ao que tudo indica, é uma tentativa de manter, com perdão do uso da palavra óbvia, o legado da franquia vivo. De acordo com o trailer, pode-se esperar que o filme se afaste da atmosfera criada ao longo dos oito filmes originais. 

A estreia de Espiral – O Legado de Jogos Mortais está prevista para acontecer em maio  de 2021!

SE VOCÊ GOSTOU DE “ESPECIAL JOGOS MORTAIS”, LEIA TAMBÉM:

Tubarão: Do (quase) desastre ao blockbuster

14 filmes de Halloween essenciais para crianças

20 clássicos do horror na Darkflix

Clube dos Cinco: Vilãs em filmes de horror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *