fbpx
Pode Entrar

Especial Planeta dos Macacos: ordem cronológica da franquia

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos

Como chegou a sexta-feira, chegou a hora de mais um especial. Dessa vez, a estrela é a franquia de ficção científica Planeta dos Macacos. Iniciada ainda na década de 1960, a franquia de filmes conta a respeito de um planeta (UAU!) dominado por macacos (SÉRIO?) no qual os seres humanos não estão tão no topo assim. Portanto, em alguns longa-metragens, a humanidade é escravizada pelos símios o que, claro, gera discussões interessantes e que eu detestaria estragar para alguém. Como de costume, trouxemos a ordem cronológica de Planeta dos Macacos no nosso especial, mas é importante fazer algumas ressalvas.

Assim, a primeira dessas ressalvas está ligada ao fato de que, atualmente, os nove filmes não possuem uma linha do tempo que os conecte. Portanto, tem-se os filmes originais, produzidos nas décadas de 1960 e 1970, que são uma cronologia com começo, meio e fim. Além deles, temos os reboots, feitos entre 2011 e 2017, que, por sua vez, são uma trilogia também independente. Logo, embora as novas adições à franquia possuam alguns easter eggs para os originais, eles não interferem uns nos outros de forma direta.

Portanto, ao organizar esse especial nós optamos por separar a ordem cronológica de Planeta dos Macacos em reboots e originais. Além disso, no final da lista vocês encontrarão um “filme bônus”, que não dialoga com nenhum dos outros a não ser pelo fato de que ele é protagonizado por macacos que entram em guerra com os seres humanos. Mas, por se passar no mesmo universo nós achamos válido incluir aqui.

Ainda não assistiu a franquia e gostaria de saber por onde começar? Vem conferir a ordem cronológica de Planeta dos Macacos!

Os reboots

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos
Onde assistir: Telecine Play, Microsoft Store, Looke, Apple TV, Google Play

1. Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011)

Nota: 82%

Sinopse: Will Rodman é um cientista que trabalha em um laboratório que usa macacos em testes para experimentos científicos. Assim, o seu  interesse é descobrir medicamentos para curar o Alzheimer, devido ao fato de que seu pai sofre com a doença. Entretanto, depois que um dos animais escapa e causa vários danos, Will tem a sua pesquisa cancelada, mas não desiste por completo de encontrar a cura.

Portanto, para poder continuar pesquisando, ele leva para casa algumas das suas amostras de medicamento e passa a aplicá-las no próprio pai e em uma das cobaias que roubou do laboratório. Posteriormente, o homem apresenta melhoras e recupera partes da sua memória. O filhote de macaco, por sua vez, passa a apresentar uma inteligência acima da média. Assim, de início, os três levam uma vida tranquila. Porém, anos mais tarde, o medicamento para de funcionar e o macaco, para defender o pai de Will, acaba atacando um dos seus vizinhos. Logo, após o ataque, ele passa a ficar preso em uma gaiola e tem contato com outros macacos, o que lhe deixa cada vez mais revoltado com a situação em que se encontra.

Explicação: A trilogia lançada entre 2011 e 2017 é, na verdade, um reboot da história original. Portanto, as origens de Cesar, o macaco que aparece nesse filme, são contadas de outra forma e o personagem, apesar das semelhanças, é considerado diferente do Cesar dos primeiros filmes. Entretanto, existem alguns easter eggs que conectam esses filmes aos originais. No caso desse primeiro, a “pista” fica por conta de uma reportagem exibida na TV a respeito de uma nave espacial chamada Ícaro, que teria entrado na atmosfera marciana. Essa é uma referência clara à nave de Charles Heston no filme Planeta dos Macacos, de 1968. 

Planeta dos Macacos: O Conflito
Onde assistir: Telecine Play, Looke, Apple TV, Microsoft Store, Google Play

2. Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014)

Nota: 90%

Sinopse: Cesar, o macaco engaiolado, conquista a sua liberdade e dez anos se passam desde então. Assim, ele e os outros macacos vivem em paz em uma floresta próxima a San Francisco. Nesse local eles desenvolveram uma espécie de comunidade baseada em apoio mútuo. Entretanto, no mundo dos humanos, uma epidemia de proporções gigantescas é enfrentada. A causa seria um vírus gerado em um laboratório. Devido aos impactos dessa crise, a energia elétrica se tornou escassa. Então, um grupo de sobreviventes planeja uma invasão à floresta dos macacos com o objetivo de reativar uma usina hidrelétrica localizada na área. Malcolm, um homem que conhece os símios, tenta agir no sentido de pacificar a situação e evitar um confronto entre os sobreviventes e os macacos. 

Explicação: O segundo filme do reboot é uma continuidade direta do primeiro, como a própria sinopse deixa claro. 

Planeta dos  Macacos: A Guerra
Onde assistir: Looke, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

3. Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes, 2017)

Nota: 94%

Sinopse: Após o primeiro confronto, os caminhos de macacos e humanos voltam a se encontrar. Então, Cesar e os membros de sua comunidade se vêem forçados a entrar em guerra com soldados, liderados por um coronel pouco piedoso. Porém, depois que vários macacos acabam sendo mortos durante a batalha e vários outros são capturados, Cesar contraria os seus instintos e decide buscar vingança por sua espécie. Portanto, o planeta tem o seu futuro colocado em jogo.

Explicação: Também funciona como uma continuação direta, já que se trata de uma trilogia fechada. Entretanto, é válido destacar que mais para o final do filme é possível ver alguns amigos de Cesar falando sobre o fato de que ele ajudou a criar uma sociedade de macacos e todos saberão aquilo que ele precisou sacrificar em prol da sua espécie. Essa informação será importante para “conectar” os filmes com os originais, que também contam com um macaco chamado Cesar, que também se sacrifica pela espécie, mas possui origens diferentes. 

Os originais

Planeta dos Macacos

4. Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)

Nota: 86%

Onde assistir: Telecine Play, Looke, Apple TV+

Sinopse: Em estado de hibernação, George Taylor, um astronauta estadunidense, passa anos viajando. Porém, ao acordar, ele e os demais tripulantes de sua nave percebem que estão em um planeta completamente dominado por macacos. Nesse planeta os seres humanos são escravizados e sequer sabem falar. 

De Volta ao  Planeta dos Macacos

5. De Volta ao  Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes, 1970)

Nota: 38%

Onde assistir: Looke, Apple TV+

Sinopse: Brent está tentando resgatar Taylor, que desapareceu desde a sua primeira missão. Então, ele acaba atravessando uma fenda temporal que o transporta para o ano de 3955 d.C. Entretanto, a sua nave acaba quebrando exatamente no mesmo planeta em que Taylor desapareceu anteriormente. Assim, ao ir para uma zona proibida, Brent acaba descobrindo que, na verdade, está diante dos escombros de Nova York. Paralelamente, os macacos acabam tomado a decisão de se encaminhar para essa mesma zona, na qual Brent descobriu a existência de uma raça de mutantes capazes de se comunicar usando a telepatia. Esses mutantes, por sua vez, possuem uma bomba atômica com capacidade para destruir a Terra. 

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos
Onde assistir: Looke, Apple TV+

6. Fuga do  Planeta dos Macacos (Escape from the Planet of the Apes, 1971)

Nota: 77%

Sinopse: Dois cientistas símios, Zira e Cornelius, voltam no tempo e chega à cidade de Los Angeles durante o século XX. Assim, em um primeiro momento, eles são tratados com curiosidade por revelarem que são capazes de viajar através do tempo. Entretanto, posteriormente, os dois passam a ser percebidos como ameaças pelo governo, que acredita que a Terra futuramente será dominada por macacos. Portanto, evitar o nascimento do filho de Zira passa a ser a nova missão dos humanos

Explicação: Existe uma teoria de que o Cesar presente nesse filme, na verdade, é um descendente direto daquele apresentado em Planeta dos Macacos: A Origem. Isso ocorre porque o símio presente no primeiro da trilogia reboot é considerado por alguns fãs como o primeiro macaco inteligente a surgir na Terra. Entretanto, o Cesar dos filmes de 1970 faz parte de uma cadeia de eventos diferentes. Portanto, o nome e as características de personalidade similares seriam apenas fruto de uma coincidência e uma forma de os reboots estabelecerem diálogo com os originais, visto que Cesar é uma parte fundamental de toda a mitologia dos filmes por ser filho de Zira. 

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos
Onde assistir: Looke,  Apple TV+

7. A Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972)

Nota: 50%

Sinopse: Devido a uma praga, todos os gatos e cães foram exterminados da  Terra. Portanto, os macacos acabaram ocupando os seus lugares enquanto animais de estimação. Assim, eles são tratados como escravos e isso causa revolta a Cesar, filho de Cornelius e Zira, que perdeu os seus pais cedo e acabou sendo criado pelo dono de um circo.  Então, Cesar se torna líder de uma rebelião dos símios contra a humanidade. 

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos
Onde assistir: Apple TV+

8. A Batalha do Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973)

Nota: 36%

Sinopse: Cesar consegue vencer a sua batalha contra os humanos, mas precisará conseguir manter a paz entre homens e macacos. Entretanto, o general Aldo percebe a situação de uma forma diferente e isso gera uma guerra civil entre as duas espécies. De forma paralela, alguns seres humanos que sobreviveram à guerra acabam descobrindo como entrar na cidade em que os símios vivem e, então, elaboram um plano para conseguir retomar o controle da Terra. 

BÔNUS

Ordem cronológica de Planeta dos Macacos
Onde assistir: Telecine Play, Looke, Apple TV+, Google Play

9. Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001)

Nota: 44%

Sinopse: Leo Davidson sofre um acidente enquanto estava à bordo de uma espaçonave e acaba chegando a um planeta primitivo e estranho. No planeta em questão, os seres humanos precisam mendigar para conseguir manter a sua existência e são caçados por macacos opressores, que comandam o local. Então, sem conseguir concordar com toda a opressão imposta à humanidade, Davidson passa a se tornar uma ameaça para a manutenção do poder dos macacos e provoca uma revolução social

Explicação: Esse filme não possui qualquer tipo de ligação com os outros e foi uma tentativa de reboot dos originais. Portanto, ele fica isolado da ordem cronológica de Planeta dos Macacos. Entretanto, como o filme foi bastante criticado na sua época de lançamento, a ideia de transformá-lo em uma nova trilogia (ou algo do tipo) foi abandonada.  Assim, ele é uma espécie de bônus e algo que você deve assistir apenas para tirar as próprias conclusões e decidir por si mesmo se é tão ruim quanto dizem por aí. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “ORDEM CRONOLÓGICA DE PLANETA DOS MACACOS”, LEIA TAMBÉM:

Universo The Walking Dead: ordem cronológica da franquia

Star Trek: ordem cronológica dos filmes e séries 

Especial Exterminador do Futuro: ordem cronológica de franquia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *