fbpx
Pode Entrar

Especial X-Men: Ordem cronológica dos filmes

Especial  X-Men

Mais uma semana, mais um especial de franquias de sucesso. A escolhida foi X-Men que antes de ser levada aos cinemas, já tinha conquistado sucesso em dois formatos: quadrinhos e animação. Assim, a equipe liderada pelo professor Xavier é daquelas que não importa onde você esteja, caso o nome seja dito, alguém saberá algo sobre. Logo, um especial X-Men era só uma questão de tempo aqui no Maratonista de Menu

Para mim, o sucesso da franquia se deve ao fato de que a história pode ser interpretada de várias formas diferentes. O seu centro é a questão do preconceito, do olhar para o que é diferente da norma. Assim, ela acaba se tornando passível de identificação por vários grupos distintos. Portanto, é bastante acessível, mesmo para quem não se importa tanto com o universo dos super-heróis. Mas, essas pessoas podem não conhecer tanto sobre universo e, então, o especial X-Men se faz uma ferramenta útil para quem quer começar a conhecer.

Ao longo dos anos, dez filmes retratando o vasto universo dos X-Men foram feitos. O primeiro deles, inclusive, já possui duas décadas de idade. Entretanto, como nem sempre as pessoas decidem contar uma história na ordem – e os recortes podem e devem ser feitos mesmo – hoje nós organizamos todo esses dez filmes cronologicamente para tentar contar a história no especial X-Men. Como os filmes começam nos anos 1960 e chegam até 2029, será exatamente esse o caminho que a gente vai fazer para estabelecer uma cronologia no especial X-Men.

Preparados? Vem com a gente conferir o especial  X-Men e descobrir a ordem cronológica dos filmes!

Especial  X-Men
Onde assistir: Telecine Play, Looke, Google Play, Apple TV, Microsft Store

1. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011)

Sinopse: Nos anos 1960, Charles Xavier está realizando um trabalho de pós-graduação junto à Organização das Nações Unidas. Então, ele conhece Erik Lehsherr na universidade de Oxford. Filho de judeus que foram assassinados na Segunda Guerra Mundial, Erik escapou da morte graças aos seus poderes mutantes e fugiu para a França. Posteriormente, ele passou a trabalhar como intérprete para o serviço britânico de inteligência.  Então, ele e Charles se tornaram amigos e conservavam respeito pelas ideias um do outro. Assim, em 1965, Charles tomou a decisão de usar os seus poderes para encontrar mutantes jovens e ensiná-los a usar os seus poderes em nome da paz. Nesse contexto, a Escola para Jovens Superdotados era comandada por ele e Erik.

Especial  X-Men
Onde assistir: Telecine Play, Looke, Google Play, Apple TV, Microsoft Store

2. X-Men Origens: Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, 2009)

Sinopse: A Equipe X, composta apenas de integrantes mutantes e para fins militares, foi fundada contendo um grupo de pessoas com habilidades diversificadas. O time é comandado por William Stryker e possui envolvimento com o projeto Arma X, experimento secreto. Assim, o projeto conta com a participação de Logan, conhecido pelo codinome de Wolverine, enquanto ele tenta lidar com o fim do seu romance com Raposa Prateada. 

Especial  X-Men
Onde assistir: Telecine Play, Looke, Apple TV, Microsoft Store, Google Play

03. X-Men: O Filme (X-Men, 2000)

Sinopse: Os mutantes são considerados pessoas que estão no “degrau superior” da evolução humana. Assim, todos eles possuem o “fator X”, que lhes assegura poders diferentes que, por vezes, precisam aprender a controlar. Tais poderes, por sua vez, costumam se manifestar durante a adolescência ou no início da vida adulta, fazendo com que os jovens passem a ser encarados com preconceito pela sociedade. Assim, alguns mutantes ligados a  Charles Xavier, conhecidos como X-Men, procuram por meios pacíficos de vencer esse preconceito.

Entretanto, em um lado oposto, está a Irmandade dos Mutantes, chefiada por Erik Lehsherr, que se torna conhecido pelo codinome de Magneto. Devido ao ódio que Magneto sente pelos humanos e à sua crença de que eles nunca vão conviver de forma pacífica com os mutantes, ele declarou guerra. Em paralelo, acontece a campanha polícia de Robert Kelly, um senador de princípios antimutantes. Então, dois mutantes serão envolvidos no centro da luta: Wolverine, que não se lembra de nada sobre o seu passado; e Vampira, uma jovem que consegue absorver a força vital de qualquer um que a toque. Ambos passam a ser disputados pelos X-Men e pela Irmandade dos Mutantes, visto que poderão ser adições interessantes para essas forças.  

4. X-Men 2 (X2, 2003)

Sinopse: O mundo segue manifestando o seu ódio pelos mutantes, que passam a sofrer manifestações discriminatórias ainda piores. Então, a situação se agrava quando uma nova mutante ataca o presidente dos Estados Unidos e fica próxima de matá-lo. Assim, essa notícia provoca uma série de manifestações populares e faz com que o projeto de registrar pessoas com habilidades especiais, encabeçado por William Stryker, ganhe ainda mais força. Stryker tem experiência em lidar com mutantes e conexão com o passado de Wolverine. Portanto, ele se torna uma espécie de porta-voz do pedido e o responsável ela elaboração de um plano que pode erradicar os mutantes da Terra. Então, autorizado pelo governo dos EUA, Styker dá início a um ataque à mansão de Xavier e força Magneto, que escapou da prisão, a se unir ao antigo companheiro para combater Stryker.

Especial  X-Men
Onde assistir: Telecine Play, Apple TV, Looke, Google Play, Microsft Store

05. X-Men: O Confronto Final (X-Men: The Last Stand, 2006)

Sinopse: Após os ataques de Stryker, uma cura para o “fator X” é descoberta e agora os mutantes podem escolher entre a manutenção dos seus poderes e tornar-se humanos comuns. Novamente, essa descoberta acaba dividindo Magneto e Xavier, visto que o líder da Irmandade dos Mutantes acredita que essa cura poderá se transformar em uma arma contra os mutantes que optarem por manter os seus poderes. Xavier, por sua vez, continua insistindo na paz.

Wolverine:  Imortal
Onde assistir: Telecine Play, Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Store

06. Wolverine: Imortal (The Wolverine, 2013)

Sinopse: Para salvar a humanidade, Wolverine precisou matar Jean Grey, que não conseguia controlar os seus poderes após ser possuída pelo “espírito” da Fênix Negra. Então, ele tomou a decisão de abandonar definitivamente a sua vida como  X-Men e passou a viver nas selvas. Entretanto, Wolverine foi encontrado pela jovem Yukio, enviada por Yashida, um homem salvo por Logan no Japão quando a bomba atômica explodiu. Assim, Yashida deseja reencontrar o seu salvador e transferir para ele o seu fator de cura, de forma que o mutante possa se tornar mortal e viver como qualquer outra pessoa. Entretanto, Wolverine recusa esse convite e acaba sendo infectado por Víbora, uma mutante que é imune a venenos de todos os tipos. Assim, fragilizado, Logan precisa encontrar uma forma de proteger a neta de Yashida, que se tornou alvo de Shingen e da máfia japonesa.  

Dias de Um Futuro Esquecido

07. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014)

Sinopse: Os mutantes passam a ser caçados por robôs gigantes chamados de Sentinelas, criados por Bolívar  Trask. Assim, poucos deles conseguem sobreviver e precisam permanecer escondidos para não serem mortos. Entre os sobreviventes estão Charles Xavier, Magneto,Kitty Pryde, Wolverine e Tempestade. Então, todos eles passam a procurar meios de evitar que os mutantes sejam completamente aniquilados. Para conseguir isso, o meio mais fácil é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo para que ele se encontre com Xavier e Magneto ainda jovens e, juntos, eles consigam impedir que essa realidade venha se concretizar. 

Apocalipse

08. X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse, 2016)

Sinopse: En Sabah Nur, conhecido pelo codinome de Apocalipse, foi o primeiro mutante a surgir. Assim, depois de milhares de anos, ele decide voltar à vida para assegurar a sua supremacia e também para acabar com a humanidade. Então, para levar os seus planos adiante, ele seleciona quatro Cavaleiros, representados por Magneto, Anjo, Tempestad e Psylocke. Do lado oposto está o professor Xavier, que possui vários novos alunos, como Jean Grey, Noturno e Ciclope e ainda conta com a ajuda de velhos amigos como Mística, Fera e Mercúrio para combater Apocalipse.

Fênix Negra
Onde assistir: Telecine Play, Google Play, Apple TV, Microsoft Store, Looke

09. X-Men: Fênix Negra (Dark Phoenix, 2019)

Sinopse: Em 1992, os X-Men passaram a ser considerados heróis nacionais após impedirem o plano de Apocalipse de se concretizar. Assim, o professor Xavier passa a possuir um contato direto com o presidente dos Estados Unidos. Então, uma missão especial do governo passa por uma série de problemas e o presidente pede a ajuda dos mutantes. Assim, Mística e uma equipe são enviados para realizar essa tarefa e partem rumo ao espaço. A equipe em questão é composta por Noturno, Mercúrio, Tempestade, Ciclope e Jean Grey. Posteriormente, ao tentar realizar o resgate do comandante da missão, ,Jean fica presa no ônibus espacial e, então, é atingida por uma força cósmica, que é absorvida pelo seu corpo. Logo, depois que ela é resgatada e volta à Terra, Jean Grey passa a perceber que existe algo estranho dentro dela e isso lhe traz de volta uma série de lembranças sombrias, além de despertar o interesse de seres extra-terrestres. 

Logan
Onde assistir: Looke, Apple TV, Microsfot Store, Google Play

10. Logan (Logan, 2017)

Sinopse: Após os acontecimentos de 1992, os mutantes entraram em declínio novamente. Então, em 2029, Logan passa a ganhar a vida como motorista de limusine e segue cuidando de Xavier, agora com mais de 90 anos de idade. O professor está bastante debilitado e esgotando do ponto de vista emocional quando é procurado por Gabriela, uma mexicana que precisa de ajuda dos X-Men para defender Laura Kinney. Então, ao mesmo tempo em que se recusa a retomar as suas atividades, Logan passa a ser perseguido por Donald Pierce, que possui interesse na menina. 

ATENÇÃO:

Ao elaborar o especial X-Men, nos procuramos saber se os dois filmes do Deadpool de alguma forma se encaixavam na cronologia. Fizemos isso porque o herói faz parte do primeiro filme solo do Wolverine e, então, pensamos que poderia haver alguma relação. Entretanto, os diretor afirmou que os dois filmes já existentes não dialogam com a franquia. Existe a possibilidade de que tanto os X-Men quanto o Deadpool venham a fazer parte de projetos futuros da Marvel, mas ainda não temos todas as informações sobre isso, somente alguns rumores.

SE VOCÊ GOSTOU DE “ESPECIAL X-MEN”, LEIA TAMBÉM:

Especial Marvel: Ordem cronológica dos filmes

Universo Walking Dead: Ordem cronológica

Teoria da Pixar: Ordem cronológica dos filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *