fbpx
Pode Entrar

Os 10 melhores documentários originais Netflix de 2020 (até agora)

Os melhores documentários originais Netflix de 2020

Em 2020 eu aprendi muitas coisas. Várias delas não devem ser ditas aqui. Mas, uma tem relação com o conteúdo da página – ainda que distante – e vou compartilhar com vocês. Até porque ela explica o motivo para a existência dessa lista de melhores documentários originais Netflix de 2020 antes de dezembro.

Anotem a sabedoria: se você quer que um ano termine, comece a divulgar filmes de Natal. Desde setembro, vários streamings têm feito isso e eu preciso dizer que, para mim, tem funcionado. Ainda que a gente tenha 2 longos meses pela frente (e zero perspectivas de melhora, yay!), a impressão que dá é que logo esse tempo passa. Então, decidi fazer a minha versão da divulgação de um filme de Natal: uma lista de final de ano. Tenho esse hábito desde a adolescência e só sinto que encerrei um ciclo quando cito todos os meus filmes, séries, discos e livros preferidos daqueles 12 meses.

Nós vamos começar pelos documentários. A lista que vocês encontrarão aqui foi feita com base no Rotten Tomatoes. Entre os títulos indicados por eles, cheguei a assistir 6 e recomendaria todos eles. Os demais pretendo assistir em breve. Assim, apesar de ainda não ter assistido a todos os filmes, observando os conteúdos e o impacto que eles tiveram, acho seguro dizer que em dezembro essa lista vai permanecer sem grandes alterações.

Portanto, se você está querendo se atualizar no que foi lançado esse ano, a lista dos melhores documentários originais Netflix de 2020 será ótima. Afinal, não é muito comum que a plataforma gaste tempo e dinheiro na divulgação desse tipo de conteúdo, ainda que eles representem alguns dos seus melhores originais. 

Vem com a gente conferir quais são os 10 melhores documentários originais Netflix de 2020!

Os melhores documentários originais Netflix de 2020

1. Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado (Mucho Mucho Amor: The Legend of Walter Mercado, 2020)

Sinopse: No auge da sua fama, Walter Mercado acabou desaparecendo dos holofotes. O documentário relata o que aconteceu com o exuberante astrólogo porto-riquenho que marcou o seu nome no imaginário de várias pessoas.

2. Crip Camp: Revolução Pela Inclusão (Crip Camp, 2020)

Sinopse: Os membros do acampamento Jened não imaginavam que os verões que passavam na floresta seriam capazes de dar início a uma verdadeira revolução. Ao fim da estrada que dava para Woodstock, o Camp Janed, local voltado para adolescentes com deficiência física, acabou por transformar os seus frequentadores em militantes no movimento dos direitos das pessoas com deficiência. 

Os melhores documentários originais Netflix de 2020

3. Mystify: Michael Hutchence (Mystify: Michael Hutchence, 2019)

Sinopse: O compositor Michael Hutchence, famoso pelo seu trabalho com a banda INXS, é retratado nesse documentário que foca em sua vida pessoal, em sua carreira musical e nos demônios que precisou enfrentar durante a sua vida conturbada. 

4. Secreto e Proibido (A Secret Love, 2020) 

Sinopse: Duas mulheres, em 1947, contrariam todas as normas sociais ao se apaixonarem uma pela outra. Logo, Pat Henschel e Terry Doanahue,uma jogadora profissional de beisebol, decidiram viver o relacionamento de forma secreta. No contexto em questão, as lésbicas sofriam ataques nas ruas, perdiam seus empregos ou acabavam sendo vítimas de crimes de ódio. Assim, através desse documentário, as duas relatam a sua história de amor e explicam como conseguiram fazer com que ela durasse 65 anos, ainda que tenham precisado contrariar todas as expectativas. 

Athlete A e Revelação

5. Athlete A (Athlete A, 2020)

Sinopse: Através de depoimentos de repórteres responsáveis por expor as histórias de abuso sexual cometidos por Larry Nassar, médico responsável pela equipe de ginástica dos Estados Unidos, temos um olhar mais pessoal sobre o caso. 

6. Revelação (Disclosure, 2020) 

Sinopse: O documentário aborda a representatividade de pessoas transgênero em produtos como filmes e séries de TV, focando no seu impacto na vida da sociedade estadunidense e também na maneira como as ansiedades do público com relação a esse tema são moldadas pela indústria.

Atrás da Estante e Minha História

7. Atrás da Estante (Circus of Books, 2019)

Sinopse: O casal Karen e Barry Mason passou por uma série de momentos complicados em sua vida financeira. Portanto, passaram a procurar por uma forma estável de conseguir sustentar a sua família. Isso levou os dois a responderem um anúncio no Los Angeles Times, feito por Larry Flynt que, no contexto em questão, estava procurando por distribuidores para a revista Hustler.

8. Minha História (Becoming, 2020)

Sinopse: O documentário acompanha os bastidores da turnê de Michelle Obama para promover o seu livro, passando por 34 cidades diferentes. Assim, é destacado o poder de união entre comunidades. Além disso, o filme também aborda o período em que Barak Obama, marido de Michelle, foi presidente dos Estados Unidos e a jornada dela enquanto primeira dama. 

Miss Americana e O Dilema das Redes

9. Taylor Swift: Miss Americana (Miss Americana, 2020)

Sinopse:  Em um tom pessoal, Taylor Swift conta detalhes sobre como é ter 30 anos de idade e ser a artista feminina mais premiada da história do AMA, além de ter ao todo 10 Grammys. Depois de viver uma série de controvérsias em sua carreira e vida pessoal, a cantora resolveu assumir o seu papel como uma mulher influente na indústria da música. 

10. O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020)

Sinopse: O documentário aborda o controle que os “magos da tecnologia” possuem na vida dos usuários de redes sociais, controlando a forma como se age, vive e pensa. Além disso, alguns empresários do Vale do Silício revelam que as redes sociais estão estabelecendo uma espécie de reprogramação da sociedade e da sua forma de ver a vida. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “OS 10 MELHORES DOCUMENTÁRIOS ORIGINAIS NETFLIX EM 2020”, LEIA TAMBÉM:

15 documentários  LGBTQ+ disponíveis em streaming

Os 15 melhores documentários na  Globoplay

15 documentários sobre música na Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *