fbpx
Pode Entrar

Os 15 melhores filmes de terror trash em streaming

Os melhores filmes de terror trash em streaming

Definir o que um filme precisa conter para ser considerado trash é uma tarefa muito mais difícil do que pode parecer. E ela se torna ainda mais complexa quando se fala a respeito do cinema de horror, visto que os filmes desse gênero, em várias épocas distintas, foram marcados exatamente pelo baixo orçamento, mas ainda contavam com qualidades estéticas suficientes para ganharem status de clássico com o passar do tempo. É só pensar, por exemplo, no found footage e no que aconteceu com A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal. Mas, como nós gostamos bastante de uma “trasheira de qualidade”, não poderíamos deixar esse estilo de fora do nosso especial de Halloween e organizamos uma lista com os 15 melhores filmes de terror trash em streaming

Assim, para tentar deixar um pouco mais claro o que nós acabamos entendendo do subgênero, é importante voltar no início do século XX e destacar algo que pode parecer óbvio atualmente. No período em questão, o cinema passou a ser considerado uma forma de fazer arte e, então, toda a indústria que conhecemos hoje se formou, possibilitando o surgimento de cineastas como Charlie Chaplin e, algumas décadas mais tarde, Orson Welles. Então, exatamente para celebrar essas produções consideradas boas, premiações foram criadas e várias pessoas passaram a se dedicar ao estudo do cinema, quase como se ele fosse uma ciência. 

Portanto, a partir de tudo isso surgiu também uma hierarquia bastante clara, que coloca filmes em patamares diferentes na percepção da crítica e do público. Logo, se existem até mesmo produções que são feitas com altos orçamentos, elencos de peso e uma boa distribuição, mas acabam sendo massacradas exatamente por sua qualidade técnica duvidosa (Cats, eu estou falando com você!), tentem pensar como é para quem está à margem, tentando se destacar com poucos recursos. Assim, isso acabou por criar, há muitos anos, uma separação entre o cinema “de qualidade” e um cinema “inferior”, considerado quase vulgar. 

O surgimento dos filmes A e  B

Entretanto, tudo isso se tornou um pouco mais nítido durante as décadas de 1930 e 1940. No período em questão, surgiu uma separação entre “filmes A” e “fIlmes B”. Esse conceitos, de início, estavam mais ligados a uma questão de distribuição, mas acabaram influenciando também na percepção das pessoas acerca de certos gêneros cinematográficos. Por exemplo, no contexto citado, os faroestes eram vendidos como “filmes B”, que os donos de cinemas eram obrigados a comprar caso quisessem ter em seu acervo os “filmes A”, como E o Vento Levou

Porém, com o passar do tempo, os critérios dessa segregação acabaram mudando. Isso ocorreu por influência da própria crítica. Logo, um dos motivos está ligado ao surgimento de nomes como Sergio Leone, diretor que se popularizou justamente pelos westerns, e Alfred Hitchcock, que dispensa as minhas apresentações. Assim, a segregação passou a ocorrer entre blockbusters e trash e um dos lados (adivinhem qual!) era conhecido por se apropriar do que vinha do outro, mas abaixando a qualidade técnica devido às suas limitações orçamentárias.

Assim, o trash como conhecemos atualmente passou a tomar forma na década de 1950. Nesse período, os drive-ins se tornaram uma forma popular de consumir cinema e exibiam as “produções B” com alguma frequência, especialmente quando se pensa no âmbito da ficção científica e, claro, do terror. Devido à presença forte desses dois gêneros seria impossível encerrar essa apresentação sem citar o nome de Ed Wood.

Ed Wood: o pior diretor do mundo?

Talvez, atualmente muitas pessoas conheçam o nome de Ed Wood devido à cinebiografia dirigida por Tim Burton em 1994. Entretanto, durante a década de 1950, ele foi um nome bastante infame em Hollywood. Os seus filmes, que contavam com uma série de erros de continuidade e problemas primários de direção, eram constantemente massacrados pela crítica. Logo, Wood era apontado como alguém que não sabia contar histórias e, atualmente, os seus filmes são percebidos como verdadeiras pérolas entre os filmes de terror trash. 

Entre esses filmes, a gente não poderia deixar de destacar Plano 9 do Espaço Sideral, que possui uma trama completamente louca, misturando invasão alienígena com a criação de zumbis. Entretanto, para o público de hoje, a falta de nexo é extremamente divertida e Plano 9 é frequentemente lembrado como um dos precursores dos filmes de terror trash.

Então, hoje, Ed Wood é lembrado como um diretor de filmes tão ruins que acabam sendo bons exatamente por isso. Algo que se consome “com a mão na consciência”, mas que acaba servindo como um bom entretenimento. Essas duas características, talvez, sejam as mais gritantes quando se fala em filmes de terror trash. Afinal, eles pedem ao público para que não se apegue à lógica e compre a história mostrada apesar de uma série de fatores inusitados. 

Os 15 melhores filmes de terror trash para nós

Assim, partindo de todo esse levantamento a respeito da história do trash, nós tomamos algumas decisões a respeito da nossa lista. 

A primeira delas foi tentar organizar em forma de “linha do tempo”, partindo de Ed Wood e chegando a 2020. Sabemos que 15 filmes é muito pouco para abarcar todo um gênero que não tem vergonha de colocar pneus de carros para cometer assassinatos. Mas, decidimos tentar assim mesmo e acreditamos ter feito uma boa seleção, tanto para quem está se interessando pelos filmes de terror trash agora quanto para quem já conhece alguma coisa, mas gostaria de encontrar novos títulos para assistir. 

Então, desde o ano de 1957, ocasião que marca o lançamento de Plano 9 do Espaço Sideral até os dias de hoje, vocês vão encontrar pelo menos um filme de cada década – salvo a de 1960, da qual não conseguimos localizar títulos interessantes (inclusive, aceitamos dicas!). 

Por fim, a segunda decisão foi que essa lista seria pensada pura e simplesmente com base no nosso gosto. Sem preocupação com o que foi importante e o que influenciou o que. Portanto, nós estamos chamando os 15 exemplos destacados aqui de “os melhores” com base no nosso crivo. Como sempre, vocês têm toda a liberdade de discordar e mostrar que, talvez, existam trasheiras de qualidade mais interessantes. 

Prontos para conferir a nossa lista de filmes de terror trash em streaming? Só vem!

Os melhores filmes de terror trash em streamin

1. Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 From Outer Space, 1957)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Um dupla de aliens, depois de se irritar com a estupidez dos humanos, decide fazer um cemitério da Califórnia como base para as suas operações, o “Plano 9”, referente a um eletrodo de longa distância colocado entre duas glândulas do corpo humano. Esse eletrodo, por sua vez, seria capaz de criar um exército de zumbis, que seria encarregado de conquistar as principais capitais de todo o mundo. Porém, o plano somente consegue reviver três pessoas. Entretanto, isso não é o suficiente para desencorajar os aliens. Em paralelo, Jeff Trent, um piloto de companhia aérea, procura por uma maneira de conseguir salvar Paula, sua esposa, dos extraterrestres, visto que o casal vive perto do cemitério. 

2. Rocky Horror Pictures Show (Rocky Horror Picture Show, 1975)

Onde assistir: Telecine Play

Sinopse: Brad e Janet acabaram de ficar noivos e desejam contar a novidade ao Dr. Scott, responsável por apresentá-los.  Então, os dois viajam em uma noite chuvosa e acabam parando o castelo de Frank’n’Furter, uma cientista que está apresentando a sua mais recente criação: o homem perfeito.

3. O Ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes!, 1978)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Uma área experimental do departamento de agricultura de uma cidade sai do controle e os tomates, além de crescerem demais, passam a atacar a população local. Assim, em um primeiro ataque, uma dona de casa é morta em sua cozinha. Então, as autoridades começam a investigar o caso e descobrem que ela não está coberta de sangue, mas sim de suco de tomate. Porém, conforme o tempo passa, os tomates se tornam maiores e, então, armas de fogo já não adiantam mais para contê-los. 

Os melhores filmes de terror trash em streamin

4. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981)

Onde assistir: Darkflix

Sinopse: Cinco universitários decidem passar o fim de semana em uma casa isolada. Então, eles encontram o livro dos mortos, documento antigo que possui ligação com os egípcios, além de outros artefatos demoníacos. Assim, o grupo se torna possuído, um a um e a primeira vítima é Cheryl, brutalmente estuprada pelas forças do mal. Então, seu irmão, Ash, toma a decisão de levá-la até um cidade próxima, mas descobre que a única forma de sair do local foi destruída. Assim, Cheryl acaba se transformando em demônio e continua atacando os seus amigos. 

5. O Elevador Assassino (De lift, 1983)

Onde assistir: Darkflix

Sinopse: A partir da instalação de um novo sistema de elevadores, um prédio começa a passar por sérios problemas. Assim, um grupo de jovens fica preso e quase morre sufocado. Posteriormente, um visitante acaba sendo decapitado pelas portas da nova máquina.  Então, a empresa responsável convoca Félix, o responsável pela instalação, para verificar o que está acontecendo de errado, mas ele não encontra nenhum problema. Porém, conforme o tempo passa, Félix passa a desconfiar que os acidentes podem estar ligados a uma experiência malígna conduzida com o elevador. 

6. O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger, 1984)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Melvin Junko é um jovem atrapalhado que trabalha como faxineiro em uma academia. Ele é constantemente desprezado pelos frequentadores do local e, em um determinado dia, acaba caindo em um tanque de lixo tóxico após sofrer uma pegadinha de um grupo de jovens. Então, Melvin se transforma no  Vingador Tóxico e começa a combater o crime na cidade d e Tormaville. 

Hard Rock Zombies, A Banda Maldita e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral

7. Hard Rock Zombies (Hard Rock Zombies, 1985)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Uma banda de hard rock viaja até uma cidade do interior para se apresentar. Entretanto, se depara com pessoas estranhas no local. Apesar disso, os integrantes não se intimidam e seguem com os seus planos de tocar da mesma forma. Além disso, o vocalista acaba se apaixonando por Cassie, uma pacata moradora local. Porém, posteriormente, a banda é assassinada. Inconformada com o ocorrido, Cassie toma a decisão de ressuscitar os integrantes diretamente dos seus túmulos. 

8. A Banda Maldita (Black Roses, 1988)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: A banda de rock Black Roses tem um show marcado para cidade de Mill Basin, localizada no interior. Entretanto, os pais dos adolescentes locais se preocupam com a presença da “música satânica” na cidade, mesmo que os músicos se mostrem pessoas gentis durante a sua passagem pelo local. Porém, pouco a pouco, a Mill Basin começa a entrar em estado de caos e, então, é descoberto que os integrantes de Black Roses são, na verdade, demônios. 

9. Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (Killer Klowns from Outer Space, 1988)

Onde assistir: Darkflix

Sinopse: Uma forte luz azul é percebida pelos moradores de uma cidade e, pouco depois, ela cai em uma clareira. Então, os habitantes ficam curiosos para descobrir do que se trata e acabam encontrando uma tenda feita de tecido brilhante que, posteriormente, descobrem ser a casa de palhaços assassinos que vieram de outro planeta. 

Um Drink no Inferno, Planeta Terror e Fome Animal

10. Fome Animal (Braindead, 1992)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: Lionel é um rapaz reservado e bastante calado que está apaixonado por Paquita, uma jovem doce. Assim, Lionel acredita que os dois estão destinados e serem felizes juntos. Entretanto, Vera, sua mãe possessiva, não quer imaginar o filho gostando de outra mulher e quando os jovens marcam um encontro romântico, Vera os segue e acaba sendo mordida por uma criatura similar a um macaco. Então, aos poucos ela se transforma em um zumbi e Lionel precisará passar a sua vida se esforçando para esconder a identidade de sua mãe da sociedade local. 

11. Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn, 1996)

Onde assistir: NOW, Apple TV, Google Play, Microsoft Store

Sinopse: Seth e Richard Grecko são uma dupla de irmãos criminosos, procurados pelas autoridades pelo assassinato de 16 pessoas. Então, para conseguir fugir e atravessar a fronteira dos Estados Unidos com o México, eles sequestram um pastor e a sua família e dirigem até um casa noturna, supostamente frequentada por motoqueiros. Entretanto, ao entrarem no local, os dois se deparam com um mundo completamente inesperado. 

12. Planeta Terror (Planet Terror, 2007)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: William e Dakota Block são um casal de médicos que, em uma determinada noite são, pegos de surpresa no hospital pela chegada de vários homens e mulheres machucados, que vagam a esmo com o olhar perdido. Entre essas pessoas está Cherry, a dançarina de uma boate cuja perna foi arrancada durante um ataque. Então, com uma metralhadora no lugar da perna, ela se tornará a líder de um exército de inválidos assassinos. 

Arrasta-me para o Inferno, Machette e A Babá 2

13. Arrasta-me Para o Inferno (Drag Me To Hell, 2009)

Onde assistir: Looke, Google Play, Apple TV+

Sinopse: Christine Brown é uma jovem que trabalha como analista de crédito e namora Clay Dalton, um professor. Entretanto, ela vê a sua vida mudar após recusar o pedido de crédito de uma senhora para conseguir mais tempo em um empréstimo, de forma que ela possa pagar pela sua casa. Assim, como forma de se vingar, a velha joga em Christine uma maldição sobrenatural. 

14. Machete (Machete, 2010)

Onde assistir: HBO Go, Claro Video, Apple TV+, Google Play

Sinopse: Machete é um ex-agente federal mexicano que se tornou mercenário. Então, ele foi contratado por um homem de identidade misteriosa para matar um político americano. Entretanto, em paralelo, Machete se torna alvo de outro matador.  Logo, o que parecia ser apenas mais um trabalho rentável acaba se transformando em uma conspiração sanguinária contra o povo mexicano. Assim, Machete não deixará barato e procurará por vingança ao lado de um amigo antigo, conhecido pelo apelido de O Padre. 

15. A Babá 2 – Rainha da Morte (The Babysitter: Killer Queen, 2020)

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Dois anos depois de vencer os membros do culto satânico de Bee, Cole é desacreditado por todos à sua volta. Assim, a única pessoa que realmente acredita na veracidade do seu relato é a sua melhor amiga, com quem ele viaja para fugir de toda a pressão.  Entretanto, durante a viagem os membros do culto voltam de forma inesperada para concluir o que começaram e Cole precisará lutar novamente pela sua vida. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “OS 15 MELHORES FILMES DE TERROR TRASH”, LEIA TAMBÉM:

Tubarão: Do (quase) desastre ao blockbuster

14 filmes de Halloween essenciais para crianças

20 clássicos do horror na Darkflix

Clube dos Cinco: Vilãs em filmes de horror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *