fbpx

Os 15 melhores filmes dirigidos por mulheres no Telecine

Embora a gente esteja falando a respeito de filmes dirigidos por mulheres no especial de 30 filmes, 30 países, os longas que escolhemos para fazer parte dele são apenas uma parcela do que é possível encontrar em streaming e merece muito ser visto quando se fala do trabalho de diretoras. Assim, para mostrar isso, hoje nós decidimos reunir os 15 melhores filmes dirigidos por mulheres no Telecine Play

O critério que nós usamos para a lista foi apenas o nosso gosto. Além disso, a gente tentou não repetir nenhuma diretora, mas falhamos miseravelmente porque a Céline Sciamma fez dois filmes com a Adèle Haenel e seria impossível ignorar isso. Mas, salvo esse “deslize”, tentamos nos controlar no restante das escolhas para que a lista não fosse dominada pelos mesmos nomes. 

No fim das contas, deu para fazer algo bem diverso e legal. Temos aqui filmes de vários países diferentes, passando por gêneros variados e também por várias épocas diferentes (embora grande parte dos títulos seja mais recente). Então, se você quer encontrar os melhores filmes dirigidos por mulheres no Telecine Play, mas não quer garimpar tanto assim o catálogo do streaming, vem conferir a nossa lista de hoje!

Quer conhecer mais do cinema feito por diretoras? Não deixe de conferir a nossa lista com os 15 melhores filmes dirigidos por mulheres no Telecine Play. 

Os melhores filmes dirigidos por mulheres

1. Retrato de Uma Jovem em Chamas (Portrait de la jeune fille en feu, 2019)

Dirigido por: Céline Sciamma

Sinopse: França, século XVIII. Marianne é uma jovem pintora que tem a tarefa de pintar um retrato de Heloise para seu casamento, em que ela descubra. Os dias se passam e ela observa Heloise para pintá-la a noite. Marianne se vê cada vez mais envolvida com sua modelo.

2. A Despedida (The Farewell, 2019)

Dirigido por: Lulu Wang

Sinopse: A família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida e decide não contar para ela a respeito de seu diagnóstico. Então, em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos possam se reunir e vê-la pela última vez.

3. Rafiki (Rafiki 2018)

Dirigido por: Wanuri Kahiu

Sinopse: Apesar da rivalidade política entre as suas famílias, Kena e Ziki acabam se tornando boas amigas. Entretanto, essa relação acaba evoluindo para um romance e a rotina da comunidade queniana à qual elas pertencem é afetada. Assim, Kena e Ziki precisam decidir entre viver o amor e desafiar as leis do seu país ou se afastar para ter uma vida mais segura.

Os melhores filmes dirigidos por mulheres

4. Emma. (Emma., 2020)

Dirigido por:  Autumn de Winter

Sinopse: Emma Woodhouse é uma garota rica e inteligente que não tem planos de se casar. Ela deseja estar sempre perto do seu pai. Entretanto, isso não impede que Emma esteja constantemente tentando arrumar casamentos para outras pessoas. Porém, a menina não percebe os problemas que a sua imaginação fértil e a sua teimosia acabam causando ao seu redor.

5. Cléo das 5 às 7 (Cléo de cinq à sept, 1962)

Dirigido por:  Agnès Varda

Sinopse: Cléo é uma cantora parisiense que está esperando o resultado de um exame que confirmará se ela está ou não com câncer. Porém, ela precisará esperar duas horas e toma a decisão de sair pelas ruas da cidade. Em dúvida sobre como deve agir, Cléo acaba se encontrando com o jovem militar Antoine, que está prestes a partir.

6. As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides, 1999)

Dirigido por: Sofia Coppola

Sinopse: A trama acompanha a vida da família Lisbon, que vive em um bairro de classe média de Michigan. O pai é um professor de matemática e a mãe é uma mulher rigorosa e muito religiosa, mãe de cinco adolescentes. Cecília (Hanna R. Hall), de 13 anos de idade, uma das filhas do casal decide se suicidar e, com isso, a relação familiar se torna isolada e superprotetora com as demais filhas, impedindo que elas tenham qualquer tipo de relação social com rapazes, o que faz com que elas busquem mais formas de burlar as regras aplicadas pela mãe.

Os melhores filmes dirigidos por mulheres

7. Harriet (Harriet, 2019)

Dirigido por: Kasi Lemmons

Sinopse: Durante a Guerra Civil americana, a ativista Harriet Tubman prestou ajuda para centenas de escravos no sul dos Estados Unidos, ajudando-os a fugir pouco depois que ela mesma conseguiu fazer isso. As suas atitudes contribuíram para que a história do país tomasse outros rumos. 

8. Fora de Série (Booksmart, 2019)

Dirigido por: Olivia Wilde

Sinopse: Duas amigas, que são conhecidas como os maiores prodígios da escola, estão próximas de terminar o ensino médio. Porém, faltando poucos dias para o momento tão esperado, elas percebem que se arrependeram de terem estudado tanto e não terem se divertido nada. Assim, elas decidem passar o tempo que resta se divertindo e correm atrás dos 4 anos perdidos em uma noite.

9. Queen & Slim – Os Perseguidos (Queen & Slim, 2019)

Dirigido por: Melina Matsoukas

Sinopse: Queen e Slim estão em um primeiro encontro e são detidos por uma infração de trânsito pequena. Entretanto, a situação acaba se agravando pelo racismo da abordagem e Slim acaba matando o policial em legítima defesa. Então, com medo da repercussão nas suas vidas eles acabam fugindo. Mas, toda a situação é filmada e viraliza na internet, fazendo com que o casal se torne uma espécie de símbolo, por motivos diversos, para o país.

Praça Paris, O Mau Exemplo de Cameron Post e  As Boas Maneiras

10. Praça Paris (Praça Paris, 2017)

Dirigido por: Lúcia Murat

Sinopse: Camila é uma terapeuta da UERJ que atende Glória, uma ascensorista da universidade. Assim, ao longo das sessões, Camila acaba percebendo uma realidade violenta vivida por sua paciente: Glória foi estuprada quando era criança por seu próprio pai e por seu irmão, Jonas. Atualmente, o irmão dela é um bandido que está na cadeia. De forma gradual, Camila se torna cada vez mais assustada com o que escuta de Glória e passa a se sentir ameaçada pela paciente ao mesmo tempo em que a vê como alguém fundamental para a sua vida.

11. O Mau Exemplo de Cameron Post (The Miseducation of Cameron Post, 2018)

Dirigido por: Desiree Akhavan

Sinopse: Na noite do baile de formatura, Cameron Post foi flagrada pelo seu namorado enquanto transava com a sua melhor amiga. Assim, após os fatos, ela foi enviada pela tia para uma espécie de centro religioso de cura gay. Entretanto, para passar ou não pelo “tratamento”, Cameron precisará descobrir primeiro quem ela é.

12. As Boas Maneiras (As Boas Maneiras, 2017)

Dirigido por: Juliana Rojas

Sinopse: Clara é uma enfermeira solitária contratada por  Ana para trabalhar como babá do seu filho, que ainda não nasceu. Entretanto, conforme a gravidez da patroa vai avançando, Clara se vê diante de uma série de comportamentos estranhos por parte de Ana.

Lírios D'Água, Que Horas Ela Volta? e Pequena Miss Sunshine

13. Lírios D’Água (Naissance des pieuvres, 2007)

Dirigido por: Céline Sciamma

Sinopse: Anne, Marie e Floriane são amigas e têm 15 anos de idade. As três fazem parte de uma equipe de nado sincronizado. Convivendo pelos corredores da academia, as meninas compartilham os seus primeiros sentimentos amorosos, de desejo e também de agressividade. 

14. Que Horas Ela Volta? (Que Horas Ela Volta, 2015)

Dirigido por: Anna Muylaert

Sinopse: Val é uma pernambucana que se mudou para a cidade de São Paulo com o objetivo de assegurar melhores condições de vida para a sua filha Jéssica. Porém, anos depois, a menina liga avisando que está indo para a cidade prestar vestibular. Assim, os chefes de Val aceitam receber Jéssica em sua casa, mas o comportamento da garota acaba tornando as relações familiares mais complicadas.

15. Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006)

Dirigido por: Valerie Faris e Jonathan Dayton

Sinopse: A família de Olive Hoover (Abigail Breslin) é especialmente disfuncional: o seu pai é um fracassado, mas desenvolveu um método de auto-ajuda; seu irmão fez um voto de silêncio; o seu tio é um estudioso suicida e o seu avô foi expulso de um asilo por usar drogas no ambiente. Entretanto, quando Olive é aceita no concurso de beleza Pequena Miss Sunshine, todos eles precisam deixar as diferenças de lado para cruzar o país em uma van e levar a menina até a competição.

SE VOCÊ GOSTOU DE “OS 15 MELHORES FILMES DIRIGIDOS POR MULHERES NO TELECINE PLAY”, LEIA TAMBÉM:

Clube dos Cinco: Filmes de terror dirigidos por mulheres

30 filmes e 30 países diferentes em streaming

15 filmes em preto e branco feitos depois de 2000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *