fbpx

10 filmes que se inspiraram em Star Wars

O dia 4 de maio (ou may 4th, em inglês) é conhecido como o Dia de Star Wars

A data é celebrada pelos fãs ao redor de todo o mundo e é usada para relembrar a saga de George Lucas, que é um verdadeiro marco não só do cinema, mas da cultura pop de uma forma geral, sendo exemplo até mesmo em áreas como o licenciamento de produtos e o marketing. Nós, como fãs de Star Wars desde a infância, decidimos organizar uma pequena homenagem para essa franquia tão querida.

Entretanto, ao invés de simplesmente organizar uma ordem cronológica (um dia vem aí!) de todos os produtos que fazem parte desse universo ou mesmo fazer um ranking dos nossos preferidos, decidimos falar sobre como Star Wars foi e ainda é influente. Para nos ajudar nessa tarefa, separamos 10 filmes cujos diretores e roteiristas já falaram abertamente sobre a sua paixão pela saga e explicaram a forma como ela foi incorporada nos seus trabalhos – essas explicações vocês encontram logo abaixo das sinopses. 

De animações a clássicos da ficção científica, passando brevemente pelo horror e fazendo uma escala bastante inesperada no Brasil, o nosso especial em homenagem ao 4 de maio reúne um pouco de tudo na tentativa de mostrar a revolução trazida por Star Wars ainda na década de 1970. Se você é um fã da saga, está no lugar certo hoje, padawan. Que a força esteja com você. 

Gosta de Star Wars e quer saber tudo o que foi inspirado por essa saga clássica? Vem com a gente!

Filmes que se inspiraram em Star Wars
Filmes que se inspiraram em Star Wars

1. Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Onde assistir: Telecine Play

Sinopse: Ao voltar para a Terra, uma nave recebe sinais estranhos vindos de um asteróide. Assim, ao investigarem o local, um dos tripulantes acaba sendo atacado por um estranho ser. Entretanto, o ataque, que parecia algo isolado, se transforma em um terror constante pois o tripulante levou consigo para a nave o embrião de um alienígena que tem como meta matar a todos.

A Inspiração: Em 1977, o diretor Ridley Scott estava envolvido com o projeto de Tristão e Isolda, que seria o seu próximo filme lançado. Entretanto, ele foi ao cinema assistir Star Wars IV: Uma Nova Esperança (Star Wars IV: A New Hope, 1977) e tudo mudou após a sessão. De acordo com as declarações de Scott, ele nunca havia visto uma participação como aquela por parte do público. Então, impactado pela experiência, o diretor decidiu deixar de lado Tristão e Isolda para procurar por um projeto tão grandioso quanto o que ele havia acabado de testemunhar. Assim, pouco tempo depois Ridley Scott recebeu o roteiro de Alien e decidiu aceitar o trabalho. 

2. Toy Story 2 (Toy Story 2, 1999)

Onde assistir: Disney+

Sinopse: Ao tentar salvar um brinquedo, Woody acaba em um bazar de coisas usadas. Posteriormente, ele é sequestrado por um colecionador que tem a intenção de vendê-lo. Uma vez na casa do homem, Woody descobre que é valioso por ter sido protagonista de uma série de TV. Então, ele conhece os demais integrantes da coleção e, em paralelo, Buzz Lightyear e os outros brinquedos de Andy procuram por uma maneira de resgatar Woody da casa do colecionador.

A Inspiração: A Pixar é um estúdio altamente influenciado por Star Wars de uma forma geral. Isso se deve ao fato de que ela surgiu como um braço da Lucasfilm voltado para animação, mas também extrapola um pouco, de forma que a saga de George Lucas chega a fazer aparições pontuais em alguns filmes da Pixar. O exemplo mais claro disso é Toy Story 2, que tem um arco no qual Buzz Lightyear descobre que é filho de Zurg, o grande vilão da animação. Entretanto, existem uma série de outras referências visuais ao longo do filme. 

Filmes que se inspiraram em Star Wars
Filmes que se inspiraram em Star Wars

3. Guardiões da Galáxia vol. 1 (Guardians of the Galaxy, 2014)

Onde assistir: Disney+ 

Sinopse: Peter Quill  foi abduzido da Terra ainda criança. Já adulto, ele se transformou em saqueador e recebeu o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba um esfera da qual o poderoso vilão Ronan está atrás, ele passa a ser procurado por vários caçadores de recompensa. Para escapar dos caçadores, Peter se une à Groot, Gamora, Rocket Racoon e Drax.

A Inspiração: James Gunn é um fã incondcional de Star  Wars. A importância da saga na sua vida já foi declarada várias vezes de forma pública, assim como a influência que ela teve no seu trabalho. Entretanto, tudo isso se faz notar com mais clareza ainda no primeiro volume de Guardiões da Galáxia e é potencializado pelas declarações que o diretor deu à Associated Press na época do lançamento do longa. De acordo com Gunn, Guardiões da Galáxia só existe porque Star Wars veio antes. Além disso, o diretor declarou que não tentou fazer nenhum tipo de homenagem direta ou citação visual ao longo da obra, mas sim capturar um sentimento, que foi o mesmo que ele teve quando assistiu Star Wars pela primeira vez na infância. 

4. Star Trek (Star Trek, 2009)

Onde assistir: Telecine Play, Prime Video, NOW, Apple TV+, Claro Video, Microsoft Store, Google Play

Sinopse: James Kirk é um jovem inconformado com a morte do seu pai. Então, um dia, ele recebe o convite para passar a integrar a formação de novos cadetes da Frota Estelar.  Durante o seu treinamento, ele conhece Spock, um habitante do planeta Vulcano que optou por deixar as suas origens por ser metade humano, algo que era fonte de preconceitos. Posteriormente, apesar dos seus estilos completamente diferentes, Kirk e Spock acabam se tornando amigos e vivem, lado a lado, uma aventura, juntamente com o restante da tripulação da USS Enterprise.

A Inspiração: Os novos filmes de Star Trek contam com uma equipe composta por fãs de Star Wars. Assim, devido às temáticas próximas, não é muito difícil perceber os ecos de um no outro. Além de J.J Abrams, o diretor, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurt também são grandes fãs do universo criado por George Lucas. Portanto, durante uma entrevista a revista Wired, os dois chegaram a declarar que Star Trek precisava absorver mais de Star  Wars em sua nova fase. 

Filmes que se inspiraram em Star Wars
Filmes que se inspiraram em Star Wars

5. Thor: Ragnarok (Thor: Ragnarok, 2017)

Onde assistir: Telecine Play

Sinopse: Thor está preso em um outro universo e precisa correr contra o tempo para conseguir retornar para Asgard para conter o Ragnarok, a destruição de seu mundo, que está agora nas mãos da poderosa vilã Hela.

A Inspiração: O diretor Taika Waititi usou o relacionamento entre Luke Skywalker e Darth Vader para construir a dinâmica entre Thor e Hela. Entretanto, Waititi chegou a declarar que sabia que não seria capaz de construir uma cena final tão épica quanto a de Star Wars e, portanto, preferiu fazer algo mais sutil. 

6. O Quinto Elemento (Th Fifth Element, 1997)

Onde assistir: Infelizmente, não está disponível em nenhuma plataforma de streaming

Sinopse: Um motorista de táxi da cidade de Nova York embarca em uma aventura na qual precisa deter um demônio que atravessa a galáxia a cada 5 mil anos. Assim, caso nada seja feito, a Terra será destruída. Então, para conseguir atingir o seu objetivo, ele precisa reunir 4 pedras diferentes que simbolizam os 4 elementos e colocá-las ao redor de uma jovem e bela mulher, que seria o quinto elemento. 

A Inspiração: Em O Quinto Elemento, a principal referência usada por Luc Besson, o diretor, é a Estrela da Morte, já que o longa também conta com uma nave capaz de destruir planetas inteiros fazendo apenas um ataque. Além disso, outras referências visuais, como os lasers coloridos, também estão presentes nesse clássico da ficção científica. 

O Cavaleiro das Trevas e Os Trapalhões na Guerra dos Planetas
Filmes que se inspiraram em Star Wars

7. Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Onde assistir: Telecine Play, Netflix, Globoplay, NOW, Looke, Apple TV+ Microsoft Store

Sinopse: Após dois anos do surgimento de Batman, os criminosos de Gotham City agora têm muito a temer. Com a ajuda do tenente James Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman passa a lutar contra criminosos . Então, acuados e com medo do combate, os chefes do crime local aceitam a proposta feita por Coringa e o contratam para combater Batman.

A Inspiração: Christopher Nolan já chegou a falar mais de uma vez a respeito da influência de Star Wars no seu trabalho. De acordo com ele, Interestelar tem vários ecos da saga de George Lucas, mas esse não foi o seu único trabalho inspirado pela franquia. Segundo Nolan, a estrutura da Trilogia Batman é exatamente a mesma que Star Wars adota: uma história de origem, o segundo capítulo é o ápice e o terceiro conta com uma batalha épica.

8. Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (Os Trapalhões na Guerra dos Planetas 1978)

Onde assistir: YouTube

Sinopse: O príncipe Flick vem do espaço para pedir ajuda aos Trapalhões para libertar o seu planeta de origem, que está sob o domínio de  Zuco. Então, ele oferece uma recompensa, aceita pelos quatro, e eles partem em uma nave espacial pilotada por Bonzo, um monstro peludo. Assim, uma vez no planeta, os Trapalhões usam todas as artimanhas que conhecem para conseguir salvar a vida de Myma, uma princesa raptada por Zuco. 

A Inspiração: Esse caso é tão claro que se faz desnecessário explicar. A influência está nos figurinos e na estrutura. Dessa forma, algumas pessoas chegaram a afirmar que trata-se mais de um plágio do que de uma homenagem. 

Capitão América: Soldado Invernal e De Volta  Para o Futuro
Filmes que se inspiraram em Star Wars

9. Capitão América – O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, 2014)

Onde assistir: Disney+

Sinopse: Dois anos após o acontecimento de Nova York, Steve Rogers continua seu trabalho com a agência S.H.I.E.L.D e segue tentando se acostumar após ter sido descongelado, décadas depois de seu tempo. Junto com Natasha Romanoff, ele terá que enfrentar um poderoso e misterioso inimigo, o Soldado Invernal.

A Inspiração: Joe e Anthony Russo, os diretores de Soldado Invernal, também se declaram fãs de Star Wars e levaram a influência da saga para o MCU. De encontro a isso, é possível afirmar que os dois chegaram a declarar para Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, que a polarização entre Bucky e Steve no segundo filme das aventuras do Capitão América são bastante similares àquela que acontece entre Luke e Darth Vader. Além disso, os dois personagens de Soldado Invernal, apesar de não serem parentes de sangue, possuem laços estreitos, como se fossem irmãos. 

10. De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985)

Onde assistir: Telecine Play, Prime Video, Netflix, Looke, Apple TV+, Google Play, Claro Video

Sinopse: Marty McFly aciona acidentalmente uma máquina do tempo que foi construída pelo cientista Dr. Emmett Brown usando de um Delorean. Ele acaba retornando aos anos 50, e lá conhece sua mãe, antes que ela se casasse com seu pai. Ela acaba se apaixonando por Marty e ele tem a missão de agora se passar como cupido para aproximar os seus próprios pais, visto que isso poderia colocar em risco sua própria existência, alterando todo futuro.

A Inspiração: Em 1985, Marty McFly viaja para o futuro com o objetivo de tentar convencer o seu pai a convidar a sua mãe para sair. Nessa ocasião, o personagem estaria vestido de Darth Vader, sendo uma referência direta a Star Wars. Entretanto, por questões de direitos autorais isso foi modificado e George McFly apenas cita o grande vilão de Star Wars.

SE VOCÊ GOSTOU DE “10 FILMES QUE SE INSPIRARAM EM STAR WARS”, LEIA TAMBÉM: 

Especial De Volta Para o Futuro

Marvel: Ordem cronológica dos filmes

Especial Star Trek: Ordem cronológica da franquia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *