fbpx

10 filmes sobre pintores em streaming

Nas várias listas de cinebiografias que fizemos, os filmes sobre pintores sempre estiveram presentes. Entretanto, para tentar variar, nós nunca colocamos todos os longas que gostamos – que são vários. Assim, hoje decidimos mudar isso e trazer pra cá alguns deles. Outros infelizmente precisaram ficar de fora porque não os encontramos em plataformas de streaming. 

De uma maneira geral, o que faz com que a gente goste tanto das produções que falam sobre as vidas de pintores são as formas encontradas para fazer referências visuais aos quadros desses artistas, bem como ao seu estilo, o que rende filmes esteticamente lindos. E essa beleza, por vezes, entra em contraste com a amargura da vida dos homenageados, o que nos encanta ainda mais pela capacidade de criar algo sublime em meio ao caos, seja ele interno ou externo. 

Além disso, na nossa lista de hoje vocês vão encontrar filmes mais populares e alguns que, infelizmente, passaram batidos (em especial os que foram feitos fora dos EUA). Acreditamos que todos eles merecem ser vistos nem que seja para admirar a plasticidade das imagens e a obra desses pintores, que são referenciados e reverenciados até os dias de hoje. Então, se você gosta de artes plásticas, está no lugar certo hoje.

Quer conhecer alguns filmes sobre pintores? Veja a nossa lista de hoje!

Filmes sobre pintores

1. Frida (Frida, 2002)

Onde assistir: Looke, Microsoft Store Claro Video

Sinopse: A pintora Frida Khalo foi um dos principais nomes mexicanos no âmbito da arte. Respeitada, ela manteve um casamento aberto com Diego Rivera durante a sua vida e também um caso com Leon Trotsky. Além disso, ao longo da vida, Frida se envolveu com várias mulheres.

2. Renoir (Renoir, 2012)

Onde assistir: Looke NetMovies, Google Play

Sinopse: Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela morte da sua esposa, pelas dores geradas pela artrite e pela preocupação com Jean, o seu filho que está lutando na Primeira Guerra Mundial. Então, surge na sua vida Andrée, uma bela jovem que desperta a energia de Renoir. Assim, ele se sente mais jovem e acaba tornando Andrée a sua musa. Posteriormente, quando Jean volta para casa ferido, ele acaba se envolvendo com a jovem, que também se torna a sua musa e torna ainda mais desperto o seu sonho de fazer cinema.

Filmes sobre pintores

3. No Portal da Eternidade (At Eternity’s Gate, 2018)

Onde assistir: Prime Video, HBO Go, Apple TV+

Sinopse: Vincent Van Gogh decide escutar o conselho de  Gauguin, seu mentor, e se mudar para o sul da França depois de ser rejeitado por várias galerias de arte. Então, lutando contra os constantes avanços da depressão, da loucura e com as pressões sociais, ele entra em uma fase conturbada, mas muito produtiva da sua breve carreira como pintor.  

4. Caravaggio (Caravaggio, 1986)

Onde assistir: Looke, Belas Artes a La Carte

Sinopse: Acompanha a breve vida de Michelangelo Merisi da Caravaggio desde a sua infância até os momentos finais de sucesso, além de seguir o seu relacionamento destrutivo com um lutador e com a sua namorada. 

Filmes sobre pintores

5. Cézanne e Eu (Cézanne et moi, 2016)

Onde assistir: Prime Video

Sinopse: A rivalidade entre Paul Cézanne e o escritor Émile Zola é também o ponto de união e amizade entre os dois, que acaba resistindo às diferenças sociais. Assim, em busca de conseguir realizar os seus sonhos, ambos passam por uma série de suas vidas, suas carreiras e seu relacionamento. 

6. Pollock (Pollock, 2000)

Onde assistir: Infelizmente, não está disponível em plataformas de streaming

Sinopse: Ainda em 1949, a revista Life chegou a publicar que Jackson Pollock seria o maior artista vivo dos EUA. Nesse ponto, ele já era conhecido no universo da arte e passou a ser também a primeira celebridade do país no âmbito das artes plásticas. Com o seu estilo corajoso, Pollock ditou os rumos da arte moderna. Entretanto, os tormentos que o perseguiram durante a sua vida acabaram por se potencializar .Assim, o pintor precisou lutar contra si mesmo e entrou em uma fase de decadência que destruiu seu casamento, sua carreira e a sua própria vida. 

Com Amor, Vincent e Moça com Brinco de Pérola

7. Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent, 2017)

Onde assistir: Looke, Apple TV+, Microsoft Store

Sinopse: Em 1891, um ano após o suicídio do pintor Vicent Van Gogh, Armando Roulin encontra uma carta enviada por ele ao irmão Theo, que nunca chegou ao seu destino final. Após uma conversa com seu pai,  Armand é incentivado a entregar ele mesmo a carta em questão. Ele então embarca para a cidade francesa de Arles, com a esperança de conseguir encontrar o contato com a família do pintor. Ao chegar ao local ele inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, para decifrar se de fato ele se matou.

8. Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, 2003)

Onde assistir: Infelizmente, não está disponível em plataformas de streaming

Sinopse: Griet é uma jovem holandesa do campo que está passando por dificuldades financeiras e aceita um trabalho na casa do pintor Johannes Vermeer. Então, aos poucos, ela passa a atrair a atenção do patrão e se torna a musa inspiradora de um dos seus trabalhos mais conhecidos: Moça com brinco de pérola.

Gauguin - Viagem ao Taiti e Grandes Olhos

9. Gauguin – Viagem ao Taiti (Gauguin – Voyage de Tahiti, 2017)

Onde assistir: Looke, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Sinopse: Em 1891, Paul Gauguin decide se exilar no Tatiti por conta própria. O seu objetivo é se reconectar com uma pintura livre e selvagem, que esteja afastada de todos os códigos estéticos vigentes na Europa. Entretanto, uma vez no local ele acaba enfrentando a solidão, a pobreza e a doença. 

10. Grandes Olhos (Big Eyes, 2014)

Onde assistir: Globoplay

Sinopse: Margaret Keane foi uma pintora que defendia as causas feministas. Entretanto, precisou passar por um grande desafio pessoal: levar o próprio marido À justiça para provar que o seu trabalho foi roubado por ele. Margaret teve todo o seu trabalho roubado por aceitar assinar com o sobrenome do marido e, dessa forma, conseguir mais reconhecimento para as suas pinturas.

SE VOCÊ GOSTOU DE “10 FILMES SOBRE PINTORES EM STREAMING”, LEIA TAMBÉM:

15 cinebiografias no Telecine Play

20 cinebiografias na Netflix

10 filmes baseados em fatos reais na Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *