fbpx

20 excelentes filmes de diretores estreantes

No último final de semana, depois de assistir a Meu Pai (The Father, 2020) e ficar impressionada com o filme, decidi que gostaria de ver mais do trabalho de Florian Zeller, o diretor e roteirista do longa. Porém, com uma breve pesquisa, eu descobri que essa era a sua estreia na cadeira de diretor. Assim, isso tornou Meu Pai ainda mais impressionante e me fez pensar a respeito de outros excelentes filmes de diretores estreantes, o que resultou neste post. 

Somente em 2021, além de Zeller, nós já tivemos Regina King com Uma Noite em Miami e Emerald Fennel com Bela Vingança mostrando que, por vezes, anos de estrada podem até refinar o seu estilo, mas talento é uma coisa inata. E quando ele encontra a história certa e as pessoas certas para investirem, rende produções incríveis, que se tornam comentadas e podem até chegar a grandes prêmios. Além dos casos citados, Beleza Americana, de Sam Mendes, é um outro excelente exemplo disso e foi uma espécie de azarão no Oscar de 2000.  

Portanto, ao longo da nossa lista vocês vão encontrar filmes de estreia de diretores que hoje têm carreiras consolidadas, ainda que elas não sejam tão longas assim. E outros de veteranos com anos de estrada, que começaram no cinema independente e de baixo orçamento, mas são cultuados atualmente. O que todos os selecionados têm em comum é somente o fato de que foram os primeiros esforços dos seus diretores e conseguiram mostrar o potencial que eles tinham para ir ainda mais longe.

Quer conhecer mais sobre o começo de carreira de diretores famosos? Veja a nossa lista de 20 excelentes filmes de diretores estreantes!

Filmes de diretores estreantes

1. Meu Pai (The Father, 2020)

Dirigido por: Florian Zeller

Disponível em: Google Play

Sinopse: Anthony tem 81 anos de idade e mora sozinho. Entretanto, Anne, sua filha, vai se mudar para Paris e não poderá mais se dedicar aos cuidados com ele. Então, ela tenta conseguir um cuidador para Anthony, que afugenta todos os candidatos. Aos poucos, todo o mundo em volta dele se torna confuso quando fatos entram em contradição e coisas estranhas começam a acontecer.

2. Corra! (Get Out, 2018)

Dirigido por: Jordan Peele

Disponível em: NOW, Looke, Apple TV+, Claro  Video, Google Play

Sinopse: Chris é um jovem negro que está em vias de conhecer a família de sua namorada, Rose, que é caucasiana. Em um primeiro momento, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com rapaz negro. No entanto, ele percebe que a família esconde algo ainda pior e mais perturbador.

3. Madame Satã (Madame Satã, 2001)

Dirigido por: Karim Ainouz

Disponível em: NOW

Sinopse: João Francisco vive na Lapa e sonha em se tornar uma estrela dos palcos. Depois de deixar a prisão, ele passa a viver com Laurita, uma prostitua que é sua ‘esposa” e com um grupo de pessoas com quem tem relações conflituosas. Entretanto, será exatamente nesse ambiente e no bar Danúbio Azul que João vai emergir como Madame Satã, um mito da noite carioca. 

4. O Abutre (Nightcrawler, 2014)

Dirigido por: Dan Gilroy

Disponível em: HBO GO, Google Play

Sinopse: Louis Bloom é um jovem que sente dificuldades para conseguir um emprego formal. Então, ele decide entrar para o submundo do jornalismo criminal independente na cidade de Los Angeles. Assim, para conseguir ser bem sucedido ele precisa passar a correr atrás de crimes e de acidentes chocantes. Dessa forma, ele poderá registrar as imagens e vendê-las em primeira mão para veículos de comunicação interessados. 

Filmes de diretores estreantes

5. O Babadook (The Babadook, 2014)

Dirigido por: Jennifer Kent

Disponível em: Infelizmente, não está disponível em plataformas de streaming

Sinopse: Amelia perdeu o marido há 6 anos, mas ainda sente dificuldades para superar o fato. Ela tem um filho pequeno, Samuel, e sente dificuldades para dar o afeto que ele precisa. Então, o menino passa a ter sonhos constantes com um monstro saído de um livro, o Babadook, e rapidamente começa a agir de forma irracional certo de que o personagem vai matá-lo. 

6. O Lobo Atrás da Porta (O Lobo Atrás da Porta, 2013)

Dirigido por: Fernando Coimbra

Disponível em: Looke, Apple TV+, Google Play

Sinopse: O sumiço de uma criança faz com que seus pais, Bernardo e Sylvia, tenham que ir à delegacia em busca de respostas. Então, o caso fica a cargo do delegado do local que resolve interrogar o casal de forma separada. Assim, não demora muito e ele descobre que Bernardo tem uma amante, Rosa, que é chamada à delegacia para depor. Em meio aos depoimentos, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor e vingança.

7. A Bruxa (The Witch, 2015)

Dirigido por: Robert Eggers

Disponível em: Netflix, Looke, Apple TV+, Claro Video, Google Play

Sinopse: William e Katherine levam uma vida cristã junto com os seus filhos e vivem em uma comunidade religiosa. Entretanto, eles são expulsos do local após ter a sua fé descoberta. Assim, a família passa a viver em um local remoto, próximo a um bosque, e sofre com a escassez de comida. Em um determinado dia, um bebê recém nascido desaparece e, então, todos precisam enfrentar os seus medos, bem como o seu pior lado.

8. Digam o Que Quiserem (Say Anything…, 1989)

Dirigido por: Cameron Crowe

Disponível em: Infelizmente, não está disponível em streaming

Sinopse: Lloyd Dobler acabou de se formar no ensino médio e não tem a menor ideia do que vai fazer com a sua vida. Entretanto, ele está apaixonado por  Diane Court, uma jovem linda, inteligente e com um futuro brilhante pela frente. Ela, porém, tem uma viagem marcada para a Inglaterra. Então, Lloyd toma a decisão de fazer de tudo para conquistar Diane no verão que os dois ainda têm pela frente, mas para conseguir fazer isso precisará driblar os olhares atentos de James, o pai de Diane.

Filmes de diretores estreantes

9. Beleza Americana (American Beauty, 1999)

Dirigido por: Sam Mendes

Disponível em: Netflix, NOW, Apple TV+, Claro Video, Google Play, Microsoft Store

Sinopse: Lester Burham vive uma vida medíocre e tediosa ao lado da esposa e da filha. Entretanto, depois de conhecer Angela, uma amiga de sua filha, Lester desperta para a vida e está disposto a mudar para conseguir dormir com a jovem. No processo, ele é assessorado por Ricky, seu vizinho que guarda um segredo.

10. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead, 1981)

Dirigido por: Sam Raimi

Disponível em: Darkflix, Google Play

Sinopse: Cinco universitários decidem passar o fim de semana em uma casa isolada. Então, eles encontram o livro dos mortos, documento antigo que possui ligação com os egípcios, além de outros artefatos demoníacos. Assim, o grupo se torna possuído, um a um e a primeira vítima é Cheryl, brutalmente estuprada pelas forças do mal. Então, seu irmão, Ash, toma a decisão de levá-la até um cidade próxima, mas descobre que a única forma de sair do local foi destruída. Assim, Cheryl acaba se transformando em demônio e continua atacando os seus amigos.

11. A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968)

Dirigido por: George A. Romero

Disponível em: Um satélite provoca altos índices de radiação e faz com que os mortos deixem as suas covas, se tornando zumbis devoradores de carne humana. Um grupo de completos estranhos tenta sobreviver ao ataque em uma fazenda e luta contra os mortos-vivos.

12. O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

Dirigido por: Tobe Hooper

Disponível em: Oldflix, Looke, NetMovies

Sinopse: Um grupo de jovens viaja do Texas para o México e enfrenta um problema quando a gasolina do carro chega ao fim. Eles, então, param o veículo em frente a um matadouro, onde buscam desesperadamente por um telefone para conseguir sair do local. Entretanto, o que eles não sabem é que no local vive uma família de canibais, incluindo um homem que mata pessoas usando uma serra elétrica para cometer os seus crimes.

Lírios D'Água, As Virgens Suicidas, Lady Bird, O Animal Cordial

13. Lírios D’Água (Naissance des pieuvres, 2007)

Dirigido por: Céline Sciamma

Disponível em: Telecine Play

Sinopse: Anne, Marie e Floriane são amigas e têm 15 anos de idade. As três fazem parte de uma equipe de nado sincronizado. Convivendo pelos corredores da academia, as meninas compartilham os seus primeiros sentimentos amorosos, de desejo e também de agressividade.

14. As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides, 1999)

Dirigido por: Sofia Coppola

Disponível em: Telecine Play, Apple TV+, Microsoft Store

Sinopse: A trama acompanha a vida da família Lisbon, que vive em um bairro de classe média de Michigan. O pai é um professor de matemática e a mãe é uma mulher rigorosa e muito religiosa, mãe de cinco adolescentes. Cecília (Hanna R. Hall), de 13 anos de idade, uma das filhas do casal decide se suicidar e, com isso, a relação familiar se torna isolada e superprotetora com as demais filhas, impedindo que elas tenham qualquer tipo de relação social com rapazes, o que faz com que elas busquem mais formas de burlar as regras aplicadas pela mãe.

15. Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird, 2017)

Dirigido por: Greta Gerwig

Disponível em: Looke, Claro Video, Google Play

Sinopse: Christine McPherson está em seu último ano do ensino médio e o que ela mais deseja é ir para a faculdade em Sacramento, ideia essa que é rejeitada pela sua mãe. Posteriormente, ela exige ser chamada por todos de Lady Bird e não se dá por vencida e mantém o seu plano de ir embora para longe. Enquanto isso, ela divide o seu tempo entre suas obrigações estudantis, primeiro namoro e rituais de passagem para a vida adulta.

16. O Animal Cordial (O Animal Cordial, 2017)

Dirigido por: Gabriela Amaral

Disponível em: Netflix, Globoplay, Looke, Apple TV+, Google Play, Microsoft Store

Sinopse: Inácio é dono de um restaurante de classe média, que é gerenciado por ele com mão de ferro. Entretanto, essa postura faz com que ele tenha atritos com seus funcionários, em especial com Djair. Portanto, quando o local é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar uma forma de lidar com os clientes que estão no local e controlar a situação.

The 40-Year-Old Version, Fora de Série, O Som ao Redor e Trabalhar Cansa

17. The 40-Year-Old Version (The 40-Year-Old Version, 2020)

Dirigido por: Radha Blank

Disponível em: Netflix

Sinopse: Radha é uma dramaturga que demonstrava promessa antes dos 30 anos de idade. Entretanto, aos 40 anos de idade, ela ainda não emplacou novos projetos e enfrenta a rejeição da comunidade teatral. Para pagar as contas, ela trabalha como professora de jovens em uma escola do Harlem e retoma a sua paixão pelo rap. Porém, Radha recebe a oportunidade de levar uma das suas peças adiante, ela acaba abandonando a música somente para descobrir que nada era o que parecia.

18.  Fora de Série (Booksmart, 2019)

Dirigido por: Olivia Wilde

Disponível em: Telecine Play, Microsoft Store

Sinopse: Duas amigas, que são conhecidas como os maiores prodígios da escola, estão próximas de terminar o ensino médio. Porém, faltando poucos dias para o momento tão esperado, elas percebem que se arrependeram de terem estudado tanto e não terem se divertido nada. Assim, elas decidem passar o tempo que resta se divertindo e correm atrás dos 4 anos perdidos em uma noite.

19. O Som ao Redor (O Som ao Redor, 2012)

Dirigido por: Kleber Mendonça Filho

Disponível em: Netflix, Telecine Play, MUBI, Apple  TV+, Looke

Sinopse: A presença de um milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda totalmente a vida dos moradores do local. Por mais que alguns comemorem a segurança trazida para o local, outros passam por um momento de grande tensão. Ao mesmo tempo que tudo acontece, Bia tenta lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

20. Trabalhar Cansa (Trabalhar Cansa, 2011)

Dirigido por: Juliana Rojas

Disponível em: YouTube

Sinopse: Helena é uma dona de casa que decide abrir um mercado para driblar a crise. A vida vai bem até que Otávio, o seu marido, fica desempregado. Então, a partir desse ponto, a vida dos dois será marcada por acontecimentos estranhos, que afetarão o relacionamento do casal com a empregada que trabalha em sua casa.

SE VOCÊ GOSTOU DE “20 EXCELENTES FILMES DE ESTREIA”, LEIA TAMBÉM:

140 filmes de terror em streaming

Os 15 melhores filmes nacionais no Telecine Play

70 filmes escritos por mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *