fbpx

10 filmes LGBTs na Netflix

Não adianta tentar fugir: a Netflix é a patroa quando a gente fala sobre o mundo dos streamings. Então, seria impossível deixar de fazer uma lista de filmes LGBTs centralizada nela. Mas, a gente decidiu focar naquilo que acreditamos ser a força da plataforma: os documentários, especialmente as produções originais. 

Então, dos 10 títulos escolhidos, 5 são documentários que falam sobre figuras importantes para a luta por direitos dos LGBT e alguns que fazem recortes mais locais, destacando espaços que foram importantes para a comunidade.

Entre os documentários que selecionamos, gostaríamos de recomendar ainda mais A Morte e Vida de Marsha P. Johnson, a ativista trans responsável por começar a “revolta de Stonewall”, evento considerado o marco zero da luta por direitos para os LGBTs. 

Primeiro, pelo óbvio. Depois, para lembrar que não foi um homem cis quem jogou a primeira pedra e começou o conflito com a polícia, ainda que aquele filmeco do Roland Emmerich tenha tentado reescrever a história de uma forma higienizada (pra evitar dizer coisa mais pesada).

Se você está procurando por filmes LGBTs na Netflix e não sabe por onde começar, veja a nossa lista!

Filmes LGBTs na Netflix
Filmes LGBTs na Netflix

1. A Morte e Vida de Marsha P. Johnson (Life and Death of Marsha P. Johnson, 2017)

Sinopse: Conhecida por seu papel crucial na luta LGBTQ+ por direitos, Marsha P. Johnson foi a responsável pela fundação da  Transvestites Action Revolutionaires, um grupo de ativistas trans dos Estados Unidos. O documentário aborda a sua trajetória e também o seu assassinato, que nunca fui foi solucionado.

2. Revelação (Disclosure, 2020)

Sinopse: O documentário aborda a representatividade de pessoas transgênero em produtos como filmes e séries de TV, focando no seu impacto na vida da sociedade estadunidense e também na maneira como as ansiedades do público com relação a esse tema são moldadas pela indústria.

Filmes LGBTs na Netflix
Filmes LGBTs na Netflix

3. Secreto e Proibido (A Secret Love, 2020)

Sinopse: Duas mulheres, em 1947, contrariam todas as normas sociais ao se apaixonarem uma pela outra. Logo, Pat Henschel e Terry Doanahue,uma jogadora profissional de beisebol, decidiram viver o relacionamento de forma secreta. No contexto em questão, as lésbicas sofriam ataques nas ruas, perdiam seus empregos ou acabavam sendo vítimas de crimes de ódio. Assim, através desse documentário, as duas relatam a sua história de amor e explicam como conseguiram fazer com que ela durasse 65 anos, ainda que tenham precisado contrariar todas as expectativas

4. Atrás da Estante (Circus of Books, 2020)

Sinopse: O casal Karen e Barry Mason passou por uma série de momentos complicados em sua vida financeira. Portanto, passaram a procurar por uma forma estável de conseguir sustentar a sua família. Isso levou os dois a responderem um anúncio no Los Angeles Times, feito por Larry Flynt que, no contexto em questão, estava procurando por distribuidores para a revista Hustler.

Girl e Tatuagem
Filmes LGBTs na Netflix

5. Girl (Girl, 2018)

Sinopse: Lara é uma jovem bailarina de 15 anos que tem o sonho de se profissionalizar.  Assim, com a ajuda do seu pai, ela procura por uma nova escola de dança que lhe ajude no seu sonho. Entretanto, Lara acaba passando por dificuldades de adaptação aos movimentos devido à sua estrutura óssea e muscular, visto que ela está em processo de transição.

6. Tatuagem (Tatuagem, 2013)

Sinopse: Clécio e o líder de um grupo de teatro chamado  Chão de  Estrelas, que faz shows debochados e cheios de cenas de nudez em plena Ditadura Militar. A principal estrela do grupo é Paulette, com quem Clécio está envolvido. Entretanto, um dia, Paulette recebe a visita de Fininha, seu cunhado militar. Logo o rapaz se encanta pelo ambiente e é seduzido por Clécio, com quem engata um relacionamento tórrido e que o coloca em uma situação de conflito entre a sua profissão e os seus afetos.

Paraíso Perdido e Você Nem Imagina

7. Paraíso Perdido (Paraíso Perdido, 2018)

Sinopse: José gerencia um clube noturno chamado Paraíso Pedido, movimentado por apresentações musicais dos seus filhos. Após ser contratado para trabalhar como segurança do clube,  Odair acaba se aproximando da família, em especial de Imã e José, que são alvos de frequentes ataques homofóbicos. Assim, aos poucos, eles vão firmando laços que se mostram surpreendentes.

8. Você Nem Imagina (The Half of It, 2020)

Sinopse:  Ellie Chu é a típica aluna totalmente deslocada dos demais e que tem o hábito de realizar as tarefas de seus colegas de classe para conseguir contribuir com o dinheiro nas contas de sua casa. Secretamente, ela é apaixonada por Aster Flores e quando Paul surge pedindo que ela escreva uma carta para a sua paixão secreta, ela acaba entrando em conflito com seus sentimentos.

 

9. O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 20005)

Sinopse: Jack Twist e Ennis Del Mar se conhecem no verão de 1963 e são contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser um cowboy e está nesse trabalho pelo segundo ano. Ennis, por sua vez, planeja se casar com Alma no fim do verão. Então, os dois vivem por semanas isolados e acabam se aproximando cada vez mais, de forma que iniciam um relacionamento amoroso. Porém, com o término do verão os dois seguem com as suas vidas, mas são marcados para sempre pelo que aconteceu.

10. Margarita com Canudinho (Margarita with a Straw, 2014)

Sinopse: Laila é uma jovem que tem paralisia cerebral e deixa a Índia para estudar na Universidade de Nova York. Então, ela aproveita a oportunidade para se tornar mais independente. Após ser rejeitada por uma colega, ela perde a fé no amor até conhecer uma jovem ativista com quem acaba entrando em uma jornada de descobertas. 

SE VOCÊ GOSTOU DE “10 FILMES LGBTs NA NETFLIX”, LEIA TAMBÉM:

10 filmes LGBTs na Netflix

Especial Jodie Foster: 23 filmes da atriz em streaming

10 filmes de horror queer feitos entre os anos 30 e 60

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *